Rondônia, - 07:13

 

Você está no caderno - Porto Velho
VOLUNTARIADO
Prazo para cadastro no Serviço Família Acolhedora encerra no sábado
Lista já tem 21 inscritos, mas outras famílias podem se apresentar como voluntárias...
Publicado Quinta-Feira, 18 de Março de 2021, às 16:57 | Fonte Prefeitura de Porto Velho 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Fotos: Leandro Morais

Famílias que desejam integrar o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), da Prefeitura de Porto Velho, têm até o próximo sábado (20) para fazer cadastro junto à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasf). O formulário está disponível aqui.

De acordo com o balanço do SAF, já foram confirmadas 21 inscrições. Após o cadastramento, as famílias passarão pela etapa de esclarecimentos e preparação para a capacitação, que será on-line, em quatro módulos.

Superadas estas fases, as famílias poderão, mediante aprovação e consentimento, contribuir com o serviço.

A proposta do SAF, segundo Vanuza Marchioli, gerente do serviço, é que as famílias recebam em suas casas, temporariamente, crianças e adolescentes que foram afastadas do convívio familiar por medida protetiva, dando-lhes acolhida, amparo aos direitos básicos, convivência em uma família e comunidade.

“Sempre informo às famílias o seguinte: o papel delas é devolver a identidade dessas crianças e adolescentes, justamente pela individualidade que é oferecida a elas no acolhimento familiar”, destacou a gerente.

 

Ela acrescentou ainda que a família acolhedora contribui para o processo de vínculo do público que faz parte do serviço. “Quando a gente não se apega, não cuida. O vínculo é fundamental nesta relação, pois amplia a rede de afeto e referência positiva que a criança ou adolescente passa a ter na sua história de vida”, completou Vanuza.

 

ACOMPANHAMENTO

Após o procedimento, que inclui visitas (entrevistas individual e familiar), os interessados passam por capacitação, avaliação e habilitação pela equipe técnica do serviço (psicóloga e assistente social).

Se aprovada a acolhida, um Termo de Guarda e Responsabilidade é emitido a um dos membros da família. O SAF acompanha de perto o relacionamento das famílias com apoio de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, além dos conselhos tutelares.

 

NÚMEROS

Atualmente, o município de Porto Velho tem quatro Unidades de Acolhimento (abrigos), além do SAF. Ao todo, 32 crianças e adolescentes estão integrados nos serviços, algumas delas são irmãos.

 

PROGRAMA DA CAPACITAÇÃO

As famílias deverão participar das capacitações que vão ocorrer entre 29/03 a 01/04/2021.

No cronograma estão temas ligados aos seguintes assuntos: “A importância do Acolhimento Familiar e as particularidades do município de Porto Velho”, “O SUAS, o ECA e o Acolhimento Familiar”, “Diferenças entre a Adoção e o Acolhimento Familiar”, “O Acolhimento Familiar e as questões processuais”, “O acolhimento do adolescente e suas especificidades”, “O Acolhimento Familiar de crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos, neurológicos e outras necessidades”, “Questões Psicológicas do acolhimento familiar” e “Atribuições e competências da Família Acolhedora e da Equipe do Serviço de Acolhimento Familiar”.

 

SERVIÇO

Para mais informações sobre o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (69) 99222-4195 / 98473-6021.

O formulário de inscrições no Serviço está disponível aqui.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Porto Velho


800 unidades do Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida foram entregues em Rondônia
O Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida foi entregue na última semana em 5 municípios do estado de Rondônia......


Iluminação da Ponte do Abunã será feita pela Prefeitura de Porto velho
Iluminação que não foi prevista no projeto, havendo disponibilidade de energia será realizada pela Prefeitura...


Filme de animação inspirado no distrito de Nazaré em Porto Velho estreia neste sábado
A obra conta com trilha original de Tullio Nunes, músico e produtor musical nascido em Porto Velho...


Obras de infraestrutura chegam a 6 bairros da Capital
Equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semob) atuam em cinco frentes de trabalho, que vão desde intervenções para evitar alagações por água da chuva até a recuperação de ruas e trechos de bairros da capital....

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE