Rondônia, - 16:07

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Chip que simula crescimento do câncer ajuda em pesquisas sobre a doença
O dispositivo, apresentado na revista Biomaterials, é do tamanho de uma moeda, com um furo de 1mm no centro
Publicado Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020, às 17:14 | Fonte Correio Braziliense 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

(foto: Kyoto University/Yokokawa Lab/Divulgação - 15/10/19)

Dispositivo poderá ajudar em testes de medicamentos em potencial

Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, desenvolveram um dispositivo, apelidado por “tumor-em-um-chip”, que reproduz o ambiente interno de um organismo com a doença, abrindo caminho para testes mais eficazes de possíveis drogas. Hoje, cientistas e clínicos podem ter de passar por dezenas de milhares de compostos em potencial, por muitos anos, até encontrar um punhado de candidatos viáveis que, no nível clínico, acabam falhando.

“Os compostos potenciais são testados usando modelos animais e células cultivadas em laboratório. No entanto, esses resultados frequentemente não são transladados para a biologia humana”, explica o primeiro autor, Yuji Nashimoto, que, na época da pesquisa, estava na Escola de Engenharia de Pós-Graduação da Universidade de Kyoto e, agora, pertence ao quadro da Universidade de Tohoku. “Além disso, as células no disco Petri carecem da estrutura tridimensional e dos vasos sanguíneos, ou vasculatura, que mantêm o tumor vivo. Então, criamos um plano para construir um dispositivo que resolvesse esses problemas.”

O dispositivo, apresentado na revista Biomaterials, é do tamanho de uma moeda, com um furo de 1mm no centro. A ideia é colocar a cultura tridimensional de células tumorais nesse espaço e rodeá-la por células construtoras de vasos sanguíneos. Depois de alguns dias, os vasos crescem e se juntam à cultura.

“Essa vasculatura nos permite administrar nutrientes e medicamentos no sistema para imitar o ambiente de um tumor que cresce dentro do corpo”, esclarece Nashimoto. “Isso nos permite ter uma imagem mais clara da eficácia dos compostos para tratamento do câncer.” Com as células cancerosas crescendo como deveriam, os pesquisadores usaram uma droga antitumoral e concluíram que o dispositivo conseguiu, de fato, mimetizar o que ocorre em um tumor no organismo. 
 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Google descontetnte com alterações da Samsung ao Android
Especialistas de segurança da tecnológica de Mountain View consideram que algumas das alterações da Samsung são “desnecessárias”...


Yakima lança caixa de teto para carros que contém carregador solar integrado
Apesar de muitas pessoas aproveitarem passeios na natureza para fugir um pouco da vida conectada da cidade......


Rumor: Microsoft deve exigir conta da empresa para configurar o Windows 10
O Windows 10, ao menos por enquanto, permite a sua configuração por meio de uma conta local (Guest)......


Hot Wheels anuncia dois modelos do Tesla Cybertruck, com janela quebrada e tudo
Quando Elon Musk anunciou que a Tesla lançaria uma picape elétrica, mesclando a utilidade de uma caminhonete com a performance de um carro esportivo, a curiosidade e a expectativa foram grandes....

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE