Rondônia, - 09:34

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
População LGBTQI+ ganha app que mapeia locais seguros
Uma aplicativo voltado para a população LGBTQI+ foi desenvolvido pelo projeto Resistência Arco-íris da Escola Nacional de Saúde Pública...
Publicado Sábado, 18 de Janeiro de 2020, às 09:54 | Fonte TecMundo 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Divulgação/ Internet

Uma aplicativo voltado para a população LGBTQI+ foi desenvolvido pelo projeto Resistência Arco-íris da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) em colaboração com as associações Antra e ABGLT.

“Dandarah”, o nome do app, é uma homenagem à travesti Dandara Ketlyn que foi espancada e assassinada em 2017, no Ceará. As imagens do caso foram divulgadas na internet, gerando comoção e indignação em todo o país. Devido a esse tipo de violência, o projeto viu a necessidade da criação de uma plataforma que desse suporte à comunidade.

A ideia do app é agregar informações úteis, que os próprios usuários podem inserir, como delegacias e serviços de apoio mais próximos, além de locais seguros para a população e pontos onde já foram registradas situações problemáticas.

“Queremos que o app Dandarah seja uma fonte de informação para a comunidade LGBTI. Vamos geolocalizar locais seguros para essas pessoas e o cadastro desses ambientes será feito pelos próprios usuários.”, explica a especialista em saúde digital e idealizadora do app, Angélica Baptista, ao Portal Fio Cruz.

A pesquisadora afirmou que as informações trocadas no Dandarah serão compiladas em uma nuvem de dados para que especialistas poderão analisar, já que o governo ainda não possui dados consistentes sobre minorias sociais. “O app é um dos produtos finais do projeto Resistência Arco-Íris, que captou R$ 500 mil.”, declarou a pesquisadora do projeto Bruna Benevides fazendo referência a uma emenda parlamentar.

Botão de pânico
Devido aos altos índices de violência contra pessoas LGBTQI+,  Dandarah conta com um botão de pânico que, quando acionado, envia mensagens para 5 pessoas previamente selecionadas notificando que o usuário se encontra em uma situação de risco.

O app, sem fins lucrativos, está disponível somente na Google Play e em breve será lançado na App Store.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Notepad e Paint somem de alguns PCs após atualização do Windows
A Microsoft não consegue parar quieta com todas essas atualizações que parecem causar cada vez mais problemas......


NASA publica imagem panorâmica de Marte com 1,8 bilhão de pixels
Se você está cansado de notícias da Terra, talvez essa atualização sobre o Planeta Vermelho sirva para deixar você um pouco mais calmo....


Você pagaria R$ 1.299 num cabo de computador? A Apple acha que sim
Ficamos de olho nos textos do Gizmodo US que possam ser relevantes para o público brasileiro e este post do novo editor chamou a atenção......


Médicos descobrem danos cerebrais em crianças com síndrome misteriosa ligada ao coronavírus
Novas pesquisas descrevem algumas das complicações neurológicas angustiantes e possivelmente...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE