Rondônia, - 11:27

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Câmara faz sessão em homenagem a trabalhadoras rurais
Combate à violência contra as mulheres é tema da marcha
Publicado Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019, às 17:52 | Fonte Agëncia Brasil 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados realizou hoje (13) sessão solene em homenagem à Marcha das Margaridas no plenário Ulysses Guimarães, movimentro de trabalhadoras rurais, que busca melhores condições de vida no campo e nas florestas. O lema desta sexta edição da marcha é “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”. O nome é inspirado na líder sindical paraibana Margarida Maria Alves, assassinada no dia 12 de agosto de 1983, aos 50 anos.

O combate à violência contra as mulheres é um dos principais pleitos das agricultoras presentes na capital federal. “A gente sabe que, no nosso país, cada vez mais, o índice de feminicídio está muito alto e fica meio invisível na sociedade, sobretudo para as mulheres trabalhadoras rurais”, disse Maria José Moraes Costa, secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e coordenadora-geral da Marcha das Margaridas.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), uma das autoras do requerimento para a sessão solene, a Marcha das Margaridas faz parte da história da luta das mulheres do campo. “É a reprodução por milhares de mulheres do que foi a vida e a luta de Margarida Alves, que dizia: ‘é melhor morrer na luta do que morrer de fome’. Ela enfrentou o latifúndio e organizou os trabalhadores e trabalhadoras na sua região”, disse a parlamentar.

O movimento tem este ano dez eixos temáticos, entre eles a proteção e conservação da biodiversidade, o direito à educação do campo e o fortalecimento da participação política das mulheres. “Nosso caráter é denunciar todo tipo de retrocesso, e, ao mesmo tempo, de resistência e de proposição, de anunciar tudo o que estamos construindo e o que a gente deseja enquanto margaridas do campo, da floresta e das águas”, afirmou Maria José.

A Marcha das Margaridas 2019 será realizada hoje e amanhã (14). Nesta quarta-feira, as mulheres vão marchar do Parque da Cidade em direção à Esplanada dos Ministérios, onde será feito o encerramento nas proximidades do Congresso Nacional.

Edição: Narjara Carvalho





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em NACIONAL


PF apreende pistola em endereço de Rodrigo Janot
Os agentes da PF fizeram buscas no escritório de advocacia e na residência de Janot em Brasília...


Goiânia e Aparecida de Goiânia devem receber mais de 800 câmeras de videomonitoramento até o fim deste ano
Novos equipamentos terão tecnologia avançada, como medir qualidade do ar e temperatura, além, de identificação de rostos e placas de veículos...


Acumulado de chuva para o Brasil entre os dias 05 e 12 de novembro
Confira os destaques da última semana e a previsão de chuva e temperatura entre os dias 05 e 12 de novembro em todo o Brasil. ...


Confira como fica o fim de semana na região Sul
Chuvas vão perdendo força no Rio Grande do Sul ...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE