Rondônia, - 07:31

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Seminários da Amazônia
Seminários da Amazônia debatem aumento da produtividade da floresta em meses mais secos
O que controla a variação sazonal no “PIB da floresta”?
Publicado Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019, às 09:32 | Fonte Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Foto: Bruce Nelson – Acervo

“Demografia foliar e sazonalidade da produtividade da floresta da Amazônia Central”. Este é o tema dos Seminários da Amazônia desta quinta-feira (04), às 15h, no Auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). A edição ordinária terá como palestrante o pesquisador titular do Inpa, Bruce Nelson, biólogo com doutorado em botânica e experiência em fitogeografia.

Focado em temas provocativos e de ponta da pesquisa científica, os Seminários tratarão nesta rodada sobre o que governa o ciclo anual da fotossíntese (a produtividade), uma informação básica sobre o funcionamento da floresta amazônica.

Segundo Bruce Nelson, a fotossíntese da floresta de terra firme na Amazônia Central aumenta gradualmente ao longo dos meses mais secos do ano, atinge um pico em novembro e dezembro - início das chuvas, e cai até maio e junho. A fotossíntese é medida pelo método de fluxo turbulento em torres do LBA. A causa deste pulso anual na fotossíntese é debatida. “A amplitude do pulso é grande, aproximadamente 30% de aumento do mínimo para o máximo anual”, adianta o pesquisador.

Na palestra, Nelson apresentará argumentos - baseados em artigos liderados por colaboradores - de que a sazonalidade da fotossíntese está relacionada com mudanças na capacidade fisiológica intrínseca do dossel superior. Parte do ano a floresta está “debilitada”, já que tem muitas folhas velhas e/ou novas, em outra parte do ano predominam folhas mais eficientes, com idade de três a cinco meses. O pesquisador também falará sobre outra controvérsia: se esta sazonalidade na composição etária do dossel é detectável por satélites.

De acordo com o pesquisador, não são confiáveis os modelos atuais de previsão da resposta da fotossíntese da floresta amazônica às mudanças climáticas futuras ou em curso. Nelson explica que esses modelos ainda consideram luz e água como os principais fatores limitantes, e prevêem queda de produtividade ao longo dos meses secos, mas ocorre justamente o oposto.

Nelson defende que a força motriz da sazonalidade da fotossíntese é o “boom” de folhas novas concentrado nos meses mais secos. “Mas ainda não sabemos por que isso ocorre. Qual é a vantagem seletiva em lançar folhas novas preferencialmente nos meses secos?”, conta.

São questionamentos como esses que conduzem estudos do pós-doutorando Giordane Martins, que orienta dois alunos de doutorado. Já colaboradores do projeto Observatório da Torre Alta da Amazônia (ATTO/Max Planck), da Universidade de Arizona e da Universidade de Michigan avaliam novos sensores de fluorescência para medir a fotossíntese de forma direta, a partir de torres e de satélites.

Da Redação – Inpa





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Em missa, familiares lembram 10 anos da morte de Gilberto Mestrinho
Cerimônia religiosa foi celebrada Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Dez, nesta sexta-feira (19) ...


Cavalgada abre comemorações do aniversário de 27 anos de Rodrigues Alves, no Acre
Na programação vai ocorrer a 5ª edição do Festival da Banana, com apresentação de bandas locais, artistas nacionais, eventos esportivos e uma feira com derivados da banana e outros produtos. ...


Ex-deputado será novo superintendente regional do Incra em Belém, no PA
O ex-deputado Coronel Neil (PSD) deve assumir o cargo nos próximos dias. ...


Gladson debate repartição de ICMS com 16 prefeitos acreanos
Governador está determinado a regulamentar lei estadual que se arrasta há quase 30 anos sobre regras na distribuição do imposto entre os municípios ...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE