Rondônia, - 08:02

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazonia
Susam e sindicatos discutem criar comissão para revisar PCCRs
Em reunião na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, e dirigentes sindicais discutiram...
Publicado Terça-Feira, 9 de Julho de 2019, às 08:07 | Fonte Governo do Amazonas 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

FOTO DIVULGAÇÃO

Em reunião na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, e dirigentes sindicais discutiram nesta segunda-feira (08/07) a necessidade de se criar uma comissão para prosseguir com as revisões dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da secretaria.

“Cientes de que a situação fiscal do Estado impede a execução imediata de qualquer medida relacionada ao PCCR que implique em gastos com pessoal, os dirigentes sindicais propuseram a formação da comissão apenas para que as tratativas sejam adiantadas. Assim, quando o cenário fiscal melhorar, estaremos com as discussões avançadas”, explicou o secretário.

A reunião faz parte de um cronograma de discussões que a Susam estabeleceu com os sindicatos e que será adotado ao longo de toda a gestão, com uma reunião por mês. Também participou do debate o assessor jurídico-chefe da Susam, João Paulo Marques.

Pela parte dos trabalhadores, participaram da mesa de discussão representantes dos seguintes sindicatos: Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (Sinfito); Sindicato dos Trabalhadores do Ensino (Sintesam); Sindicato dos Assistentes Sociais (Saseam); Sindicato dos Agentes de Endemias (Sindagente); Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfar); Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde); Sindicado dos Médicos (Simeam); e Sindicato dos Enfermeiros Servidores Públicos (Sinproenf).

A Susam iniciou em 2018 a discussão da execução dos PCCRs. Na ocasião, o grupo começou a fazer um levantamento para identificar os trabalhadores que não estão enquadrados nos planos existentes hoje (são dois: de servidores médicos e não médicos), que apesar de instituídos, nunca foram executados na íntegra.

Os PCCRs dos servidores da saúde foram instituídos em lei de 2009, os enquadramentos começaram a ocorrer em 2012, mas as progressões das carreiras não evoluíram. A Comissão que iniciou a tratar do assunto foi criada pela portaria nº 365, de 9 de maio de 2018. Agora, a nova gestão, ao lado dos representantes sindicais, retomará o trabalho.

Essa foi a segunda reunião de negociação do secretário com os dirigentes sindicais. Na primeira, gestão e trabalhadores definiram os percentuais da reposição salarial da área da saúde referentes à data-base de 2019, além dos percentuais das datas-bases devidas de exercícios anteriores.

O percentual de 5% de reposição salarial referente a 2019 foi pago na sexta-feira (05/07), retroativo a 1º maio. Além disso, o governo reajustou o vale-alimentação da categoria de R$ 420 para R$ 450.

Também foi resultado da negociação com os trabalhadores a proposta de, em 2020, o Governo do Amazonas pagar a data-base do ano, mais 6,5%; e, em 2021, pagar a data-base do respectivo ano, mais 7,5%. Desta forma, a Susam quitará os 19% de reposição salarial devidos aos servidores.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Em missa, familiares lembram 10 anos da morte de Gilberto Mestrinho
Cerimônia religiosa foi celebrada Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Dez, nesta sexta-feira (19) ...


Cavalgada abre comemorações do aniversário de 27 anos de Rodrigues Alves, no Acre
Na programação vai ocorrer a 5ª edição do Festival da Banana, com apresentação de bandas locais, artistas nacionais, eventos esportivos e uma feira com derivados da banana e outros produtos. ...


Ex-deputado será novo superintendente regional do Incra em Belém, no PA
O ex-deputado Coronel Neil (PSD) deve assumir o cargo nos próximos dias. ...


Gladson debate repartição de ICMS com 16 prefeitos acreanos
Governador está determinado a regulamentar lei estadual que se arrasta há quase 30 anos sobre regras na distribuição do imposto entre os municípios ...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE