Rondônia, - 16:16

 

Você está no caderno - Porto Velho
Política Rural discute o cooperativismo
Comissão de Agropecuária e Política Rural discute o cooperativismo
Criação de Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembleia é anunciada
Publicado Quarta-Feira, 12 de Junho de 2019, às 13:58 | Fonte da Redação 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

José Hilde-Decom-ALE-RO

A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) se reuniu na manhã desta quarta-feira (12), no plenarinho 2, quando discutiu alguns temas ligados ao cooperativismo. O presidente da CAPR, Cirone Deiró (Podemos), conduziu a reunião, com as presenças dos deputados Adelino Follador (DEM) e Lazinho da Fetagro (PT).

 

A Comissão recebeu dois representantes da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Alcidir Mazutti Zanco, Sandro Souza da Silva e Nildo Pereira de Araújo. A entidade atua em 19 Estados e está se fortalecendo em Rondônia.

 

"O cooperativismo tem crescido em Rondônia e esta Comissão tem atuado em sintonia com as necessidades e os desafios do setor produtivo. A Assembleia tem realizado ações efetivas, a exemplo de audiência pública para debater o preço do leite e outras atividades", destacou Cirone.

 

A questão do marco legal das cooperativas foi abordada. "Existe um problema de que muitos comparam cooperativa com empresa, o que deixa o setor cooperativista vulnerável. Isso tirou das cooperativas a sua principal missão: promover a junção das pessoas em torno de um ideal", explicou Alcidir, acrescentando que a interpretação do Governo para a atuação das cooperativas, tem impedido de receber benefícios como o recebimento de emendas.

 

Lazinho disse que tenta, desde o começo de seu primeiro mandato, sensibilizar o Governo a mudar a interpretação da lei federal, até agora sem sucesso. "A forma como se entende a legislação em Rondônia, é diferente de todos os demais Estados do país. Ao meu ver, o desafio não é o de mudar a lei, mas fazer com que ela possa ser encarada da forma correta", completou.

 

Alcidir disse que a integração entre as cooperativas, para acesso aos mercados, é um desafio para Rondônia. "A Unicafes representa cerca de 10 mil cooperados, com uma demanda cada vez maior e uma força organizacional enorme. Dá certo, temos que tornar essa política no centro do Governo", ressaltou.

 

Cirone Deiró informou que, por iniciativa da Comissão, será criada a Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo, para alavancar o setor cada vez mais.

 

Nildo Pereira, que é produtor rural, diretor de uma cooperativa em Cacoal e integra a Unicafes em Rondônia, disse que recentemente, foi criada a federação, dando mais forças para o setor.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Porto Velho


Despedidia de Dom Moacyr Grechi reúne fiéis e admiradores
Corpo foi sepultado em uma capela dentro da Catedral Sagrado Coração de Jesus. Dezenas de moradores do Acre que conheciam Dom Moacyr foram até Porto Velho se despedir do arcebispo....


Incêndio atinge área perto do Espaço Alternativo
Chamas começaram a se alastrar pelo local na tarde desta quarta-feira (19). Corpo de Bombeiros e Brigada Municipal seguiram à região atingida para controlar o fogo....


CMAS prorroga prazo de habilitação de entidades e organizações civis que queiram compor o conselho
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), através da Comissão Eleitoral instituída pela Resolução CMAS nº 194, de 14 de Março de 2019, prorrogou, até a próxima quinta-feira (23/5), o prazo para que entidades, organizações de assistência so...


Semtran realiza ação durante a 2ª Feira da Mulher Empreendedora
Com a participação de crianças e adultos que estiveram na Praça CEU, a equipe do DTET mostrou a forma correta de fazer a travessia segura na faixa de pedestre....

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE