Rondônia, - 20:55

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Amazônia é do Brasil, diz general
Amazônia é do Brasil e não da humanidade, diz Heleno
Não aceito essa história de que a Amazônia é patrimônio da humanidade, isso é uma grande bobagem”, afirmou em entrevista no Palácio do Planalto.
Publicado Sexta-Feira, 10 de Maio de 2019, às 17:02 | Fonte Samy Adghirni, da Bloomberg 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

EBC

Gerenciar a maior floresta tropical do mundo é um assunto brasileiro e os estrangeiros precisam parar de se intrometer na Amazônia, disse o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.

“Não aceito essa história de que a Amazônia é patrimônio da humanidade, isso é uma grande bobagem”, afirmou em entrevista no Palácio do Planalto. “A Amazônia é brasileira, patrimônio do Brasil e tem de ser tratada pelo Brasil em proveito do Brasil.”

A fala do general coincide com os planos do governo de rever as áreas de conservação existentes em meio à crescente pressão dos lobbies de mineração e agricultura.
O presidente Jair Bolsonaro cancelou uma viagem a Nova York depois de o prefeito Bill de Blasio e ativistas o criticarem por questões que incluem sua posição em relação à floresta amazônica, cuja conservação os cientistas dizem ser fundamental para o debate sobre a mudança climática.

Heleno, que liderou uma missão de paz das Nações Unidas no Haiti, criticou duramente as organizações não-governamentais que trabalham no país, dizendo que algumas delas funcionam como cortina de fumaça de interesses estrangeiros.

“Há influência estrangeira na Amazônia, totalmente desnecessária e nefasta”, disse Heleno. “As ONGs servem para esconder interesses. Há interesses estratégicos, econômicos, geopolíticos, tudo se mistura.”

Este mês, oito ex-ministros do Meio Ambiente brasileiros escreveram uma carta aberta apontando que Bolsonaro está desmantelando sistemas de proteção ambiental e prejudicando a imagem do país no exterior.

O atual ministro da área, Ricardo Salles, respondeu dizendo que são as ONGs que prejudicam a reputação do Brasil.

“Temos capacidade para fazer o desenvolvimento sustentável da Amazônia sem prejudicar o resto do mundo”, disse Heleno. “Agora, aceitar que o resto do mundo dê palpite na Amazônia quando o resto do mundo jamais aceitou palpite de outros países, eu não aceito.”





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Corpo é abandonado com marcas de tiros e perfurações
A vítima, ainda não identificada, foi encontrada na madrugada desta sexta-feira (20) e estava com as mãos e pés amarrados ...


Centro de Controle de Zoonoses prepara ‘mutirão’ por vacinação antirrábica
No domingo (22), pelo menos cinco equipes de vacinação da Semsa atuarão no Parque dos Bilhares, na zona centro-sul, de 8h às 12h, para imunizar os caninos na 5ª edição do ‘Amicão’ ...


Após deputados derrubarem vetos do governador na Aleac, Gladson exonera mais de 300 comissionados
Governador anunciou demissão de servidores nesta quinta-feira (19), em uma edição extra do Diário Oficial do Acre...


Carro capota na BR-401, em RR, e seis ocupantes saem ilesos
Três adultos e três crianças de oito, seis e um ano estavam no veículo que capotou ao sair da pista. Acidente foi nessa quinta (19)...

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE