Rondônia, - 15:45

 

Você está no caderno - Artigos
Soluções e providências adequadas
Todas regiões do país merecem soluções e providências adequadas
Pacto e entendimento Os líderes amazônicos não têm a pretensão de que só aqui há problemas sérios a resolver. O Sul revela..
Publicado Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019, às 11:03 | Fonte Carlos Sperança 0
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

 

Pacto e entendimento

Os líderes amazônicos não têm a pretensão de que só aqui há problemas sérios a resolver. O Sul revela preocupação com questões como desindustrialização e desemprego. O Nordeste reclama a equalização com as demais regiões. O Sudeste sente as tragédias que obrigam a repensar noções de gestão e segurança. O Centro-Oeste requer ações que reforcem seus pontos fortes.

Todas as regiões do país merecem soluções e providências adequadas aos princípios constitucionais, claramente determinados pelos propósitos de “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades”.

A determinação consta da Constituição de 1988, mas já desde o pós-II Guerra o governo compreende as carências e especificidade de cada região. Essa compreensão faz parte do que foi delineado com Vargas, com JK e consubstanciado no regime militar com a criação da Suframa.

Embora a Amazônia seja a região brasileira que mais preocupa o mundo, seus líderes só querem que os princípios constitucionais de combate às desigualdades sejam de fato cumpridos. A sensação de que a Amazônia está em pé de guerra com o governo federal deriva de um desmonte do que foi estabelecido no pós-II Guerra sem a construção de um novo pacto social desenvolvimentista. Sem ele o barco ficará à deriva.

………………………………………

Nossos federais

Existe certa tradição rondoniense de eleger deputados federais para prefeito no estado. Porto Velho, por exemplo, já teve a frente do Executivo municipal, Chiquilito Erse (já falecido), José Guedes e Mauro Nazif que segue na função parlamentar na Câmara dos Deputados. A tendência de um federal voltar ao Paço Tancredo Neves é grande,  talvez com Leo Moraes.

A mobilização

Do lado da atual gestão situacionista na capital, a mobilização é grande no tucanato com o projeto de reeleição do prefeito Hildon Chaves. A deputada Mariana Carvalho não mostra intenção de entrar no páreo, o ex-senador Expedito Junior se reserva para a peleja do governo ou o Senado daqui a quatro anos e na sua legenda, por cosneguinte, Chaves não tem predadores.

Os governadores

Outra tendência verificada nas eleições municipais de Porto Velho – além das surpresas de última hora – é a do candidato apoiado pelos governadores levarem pau e isto já vem de longe. Ivo Cassol que apoiou Everton Leoni e depois Garçon, Confúcio que apoiou Wilians Pimentel, são alguns exemplos. Como se vê, para governador se desgastar em Porto Velho é só se coçar…

Banho de sangue

Nossa amada Rondônia segue como um dos estados com maior indice de violência no campo no País, ao lado dos renitentes estados do Pará e Mato Grosso. A regularização fundiaria precisa ser intensificada para reduzir o banho de sangue derramado no campo com os conflitos pela terra em solo rondoniense, da bravia Jacinopolis a região de Corumbiara.

Plano Diretor

O Plano Diretor de Porto Velho, nestes trabalhos de revisão desenvolvidos por técnicos da Secretaria de Planejamento, precisa definir um projeto de expansão da zona urbana para a cidade.  Ocorre que a capital espicha para o setor chacareiro na Zona Leste, estoura na Zona Sul e nas margens da BR 319, depois da ponte. Com o crescimento irregular, as invasões ficam sem infraestrutura.   

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Artigos


Técnicos aproveitados no futuro governo
Quem estiver fazendo um bom trabalho no atual governo poderá ser aproveitado no governo do coronel Marcos Rocha (PSL), que assume a partir.....


''Não importa existir liberdade de imprensa se a sociedade não confia nos jornais''
Os resultados são vistos até hoje: entre 2010 e 2017, o jornal respondeu a 11 processos por difamação...


Viradas no segundo turno e os erros do Ibope
A eleição de segundo turno para governo em Rondônia pode entrar para a história política pelas surpresas e as chances desperdiçadas.....


Se minha opinião valesse como voto decisivo…
Sem sombra de dúvida, o Arraial Flor do Maracujá é um dos maiores eventos de Porto Velho e do estado de Rondônia. ******** A prova foi.....

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE