Rondônia, - 02:45

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Espanha assinala 40 anos da Constituição, “a primeira realmente fruto do entendimento”
Numa intervenção perante os deputados, em que sublinhou a plena vigência dos “ideais e valores” do documento de 1978, o Rei Felipe VI enalteceu o “espírito integrador” da sociedade espanhola e deixou um elogio aos pais
Publicado Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2018, às 16:05 | Fonte Expresso 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=357849&codDep=24" data-text="Espanha assinala 40 anos da Constituição, “a primeira realmente fruto do entendimento”
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

LUSA


No discurso evocativo dos 40 anos da Constituição espanhola, o Rei Felipe VI declarou esta quinta-feira perante as Cortes a plena vigência dos “ideais e valores” que a inspiraram, lembrando que é graças ao magno documento que “Espanha vive hoje em democracia e em liberdade”.

“A Constituição é um mandato permanente de concórdia entre os espanhóis”, disse, e a “primeira realmente fruto do acordo e entendimento, e não da imposição”.

Aos separatistas, Felipe VI deixou também uma mensagem, ao sublinhar que “nunca antes na nossa história se tinha desenhado e construído uma arquitetura territorial com tão profunda descentralização do poder político, e o reconhecimento e proteção das nossas línguas, tradições, culturas e instituições”.

Aos que chamou de “Pais da Constituição”, o Rei rendeu “uma profunda homenagem de gratidão”, pela sua vontade em “legar às futuras gerações uma Espanha reconciliada consigo mesma, em que nunca tivessem de voltar a viver o sofrimento, o medo ou o rancor que eles sofreram”.

Gratidão também pelo desejo que concretizaram de “respeitar as ideias dos outros, de compreender e aceitar as diferenças, pondo fim à perseguição política e à intolerância”.

Felipe VI enalteceu o “espírito integrador” da sociedade espanhola e não concluiu o discurso sem mencionar os pais, o Rei emérito Juan Carlos, por ter impulsionado a democracia “de forma tão decisiva e determinante”, com o apoio de Dona Sofía - alusão a que os parlamentares reagiram com fortes aplausos.

A intervenção do Rei foi aplaudida por quase todo o hemiciclo. Apenas os deputados do Podemos se levantaram, mas sem aplaudir em nenhum momento.

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em INTERNACIONAL


Desabamento de prédio deixa 7 mortos em Xangai
Sete pessoas morreram nesta quinta-feira (16), quando o prédio que estava sendo reformado no centro da cidade chinesa de Xangai desabou - informou a mídia estatal....


Arábia Saudita bombardeia áreas residenciais da capital do Iêmen
Pelo menos seis civis morreram e 57 pessoas foram feridas pelos 11 ataques aéreos da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita em áreas residenciais da capital do Iêmen, Sanaa....


Morre Grumpy Cat, gata 'rabugenta' que se tornou uma lenda da internet
Grumpy Cat, a ''rabugenta'' felina que virou sensação na internet por parecer estar constantemente de cara fechada, morreu aos sete anos....


May promete renunciar após quarta votação de seu acordo sobre o Brexit
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, decidiu renunciar depois de submeter a votação, pela quarta vez, seu acordo para o Brexit....

 
 
 

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE