Rondônia, - 02:04

 

Você está no caderno - POLÍTICA
Covid-19
Marcos Rogério diz que colapso da saúde pública no Amazonas foi agravada devido à falta de planejamento do governo estadual
O colapso da saúde pública no Amazonas ocasionado pelo grande número de infectados por Covid-19...
Publicado Terça-Feira, 15 de Junho de 2021, às 16:18 | Fonte Assessoria de comunicação do Senador Marcos Rogério  0

 
 

O colapso da saúde pública no Amazonas ocasionado pelo grande número de infectados por Covid-19, em janeiro de 2021, poderia ter sido evitado se o governo estadual tivesse cumprido seu papel de planejar, organizar e agir com eficiência para evitar a crise que provocou a morte de quase 14 mil pessoas no estado. A declaração é do vice-líder do Governo no Congresso, senador Marcos Rogério (DEM-RO), nesta terça-feira (15), durante a oitiva do ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

 

“O número de casos de Covid-19 no Amazonas cresceu de forma gradativa, ou seja, era possível um acompanhamento planejado: por que, então, não houve a compra do oxigênio, à medida que a pandemia avançava? O estado deixou passar praticamente o ano inteiro de 2020 para comprar novos cilindros para atender o aumento da demanda”, criticou o parlamentar.

 

De acordo com o depoimento de Campêlo à CPI, o estado só solicitou novo aditivo com a empresa White Martins, responsável por fornecer oxigênio para todo o Amazonas, em novembro de 2020, ou seja, oito meses depois do início da pandemia. “O governo do Amazonas deveria ter feito antes um aditivo, no seu limite máximo, por precaução e como medida de planejamento. Houve absoluta falta de previsibilidade. Escolheu expor a população do Amazonas ao risco de morte. E foi isso que aconteceu por irresponsabilidade administrativa”, acrescentou Marcos Rogério.

 

Além da falta de previsibilidade sobre a demanda de oxigênio, o vice-líder do Governo, lembrou que, muito antes da pandemia, o sistema de saúde pública do Amazonas já era considerado precário, mas que a crise certamente foi agravada com os escândalos de corrupção no estado. “Historicamente, dentro do quadro nacional Manaus e o Amazonas já amargavam as piores proporções de leitos de UTI por 100 mil habitantes. Em agosto de 2019, antes da pandemia, a saúde pública amazonense já estava em crise, sofrendo com a falta de infraestrutura e pessoal. Faço essas observações justamente porque considero que o problema da saúde do Amazonas não pode ser considerado apenas levando-se em consideração o início do ano de 2021, como se costuma fazer. No entanto, não podemos deixar de lembrar dos escândalos de corrupção, envolvendo o governador, Wilson Lima, investigado pela Polícia Federal, em junho de 2020, que também contribuíram fortemente para o agravamento da crise no estado”, ressaltou Marcos Rogério.

 

Ajuda do Governo Federal para suprir a falta de oxigênio no Amazonas

 

Questionado pelo senador Marcos Rogério sobre a solicitação de ajuda ao Governo Federal para envio de oxigênio para o Amazonas, o ex-secretário de Saúde do estado, Marcellus Campêlo explicou que, no dia 7 de janeiro de 2021, a Secretaria de Saúde entrou em contato com o Ministério da Saúde, solicitando ajuda na logística para a vinda de oxigênio de Belém para Manaus. Segundo o próprio ex-chefe da pasta, o Executivo Federal enviou auxílio no dia seguinte, em 8 de janeiro.

 

“Ou seja, o Governo federal foi hábil e rápido, dando o apoio logístico solicitado por vossa senhoria um dia depois do seu contato. Estou reiterando isso porque a narrativa aqui é que parece que há uma eternidade entre o contato e a resposta do Ministro e, quando a gente está diante dos fatos, verifica que não é bem assim”, frisou Marcos Rogério.



Veja também em POLÍTICA


Assembleia Legislativa vai empossar Ribamar Araújo na sessão ordinária da próxima terça-feira
Acatando a decisão do TRE, Mesa Diretora agendou a posse de Ribamar Araújo, que retorna à Assembleia Legislativa......


ASPRULE compra Distribuidor de Calcário com emenda parlamentar do deputado Adelino Follador
Dezenas de famílias de agricultores familiares são beneficiados......


Deputado Luizinho Goebel solicita ao governo melhorias nas estradas rurais
O pedido foi extenso ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER)... ...


Comissão da Covid-19 ouvirá ministro da Ciência e Tecnologia nesta segunda
 Comissão Temporária da Covid-19......

 
      

2021 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2021 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (WhatsApp)
Ariquemes - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso





 
 
 
 
Ariquemes Online