Rondônia, - 02:25

 

Você está no caderno - Notícias da Justiça e do Direito
Corregedoria do TJRO
Corregedoria do TJRO auxilia unidades judiciárias em autocorreição
Varas respondem questionário e avaliam auto cumprimento de metas...
Publicado Terça-Feira, 15 de Junho de 2021, às 15:39 | Fonte TJRO 0

 
 

A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) acompanha as unidades judiciárias cíveis do Poder Judiciário de Rondônia que estão na etapa da autocorreição. Virtualmente, juízes e servidores respondem a questionários para dar continuidade ao monitoramento da correição cuja premissa é ser permanente. A autocorreção é uma das fases da Correição Permanente Eletrônica, onde a própria unidade responde indicadores de cumprimento de metas. Essa avaliação ocorre no período de seis meses após a primeira correição ordinária.

Estão previstos no cronograma de autocorreção os Juizados Especiais Cíveis; Varas de Família; Varas da fazenda Pública; Varas de Execução Fiscal; Varas Cíveis; Vara de Proteção a Infância e Juventude e Juizado Especial da Fazenda Pública, todas da comarca de Porto Velho. Essas unidades foram correcionadas em outubro de ano passado.

Ao responderem o questionário, as unidades identificam se as atividades seguem as orientações e garantem a permanência da correição, explica o corregedor Valdeci Castellar. “Consideramos a autocorreição um dos momentos mais importantes desse processo porque os magistrados e os servidores enxergam a própria unidade de maneira crítica”, diz o desembargador. Após a apresentação da ata de autocorreição, a Corregedoria tem 20 dias para emitir o parecer às unidades judiciárias.

 

 

Indicadores monitorados

Entre os indicadores de correição estão quantidade de processos arquivados, conclusos e paralisados, percentual de atendimento e quantidade de audiências marcadas e julgadas. A partir desses números, a Corregedoria identifica se as rotinas e a produtividade das unidades judiciais estão adequadas ou se a vara precisa de auxílio para cumprir as metas. A autocorreição está amparada no artigo 10 das Diretrizes Gerais Judiciais (DGJ). Além destes, a CGJ também avalia cumprimento de Metas Nacionais, índice de atendimento à demanda; controle de agrupadores; controle caixas PJe; controle processual da CPE; arquivo provisório; fiscalização de custas judiciais relativas a unidade. Esses dados são coletados dos sistemas Qlik Sense,, PJe, Módulo Gabinete, SAP e Projudi e SCR, bem como, da consulta de amostras de processos conclusos.

 

Correição Permanente Eletrônica

A Correição Permanente Eletrônica é o método implantado pela CGJ-RO em outubro de 2020. Ela incorpora parâmetros de avaliação e acompanhamento das varas judiciais com o objetivo de auxiliar estas a cumprirem as metas institucionais e nacionais. Também vai além dos dados típicos de uma correição, trazendo indicadores que auxiliam o Poder Judiciário a cumprir as Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É uma das iniciativas do Plano de Gestão 2020/2021.

 

Manuais e Guias

O corregedor-geral também lembra que a equipe da CGJ está à disposição para dar apoio no processo de autocorreição. A CGJ publicou manuais e guias para orientar e auxiliar as unidades judiciárias. Os links estão no site da CGJ, na aba “Publicações”.



Veja também em Notícias da Justiça e do Direito


TJRO define data para aplicação de provas objetivas do VI Concurso Extrajudicial
Certame estava suspenso devido à pandemia de Covid-19......


TJRO mantém pena de 17 anos por homicídio de caminhoneiro com pedrada
Crime ocorreu em 2018, durante uma greve de caminhoneiros, na BR-364......


Maus-tratos – 2ª Câmara Criminal mantém condenação de homem que matou cachorro com barra de ferro
Maus-tratos – 2ª Câmara Criminal mantém condenação de homem que matou cachorro com barra de ferro......


Juízes do ES suspeitos de venda de sentença se apresentam após Justiça determinar prisão
Magistrados vão ficar em celas especiais em quartel da PM......

 
      

2021 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2021 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (WhatsApp)
Ariquemes - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso





 
 
 
 
Ariquemes Online