Rondônia, - 06:53

 

Você está no caderno - Últimas Notícias
Internacional
Brasil ratifica a Convenção Interamericana contra o Racismo
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou documento sobre o compromisso...
Publicado Sexta-Feira, 14 de Maio de 2021, às 15:52 | Fonte Governo Federal 0

 
 

Foto: MMFDH

De acordo com a convenção, a discriminação racial pode basear-se em raça, cor, ascendência ou origem nacional ou étnica

Uma assinatura do Presidente da República, Jair Bolsonaro, colocou o Brasil entre os países que adotam a Convenção Interamericana Contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância. O documento ratificou a adesão do país ao compromisso internacional de prevenir, eliminar, proibir e punir atos e manifestações de racismo, discriminação racial e intolerância.

 

“Estou muito feliz por este momento. Queria agradecer a todos, em nome da ministra Damares [do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)], no trabalho e participação para darmos mais este passo para erradicar o racismo no Brasil”, afirmou o Presidente.

 

De acordo com a convenção, a discriminação racial pode basear-se em raça, cor, ascendência ou origem nacional ou étnica. O texto aponta como discriminação racial qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência, em qualquer área da vida pública ou privada, com propósito ou efeito de anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em condições de igualdade, de um ou mais direitos humanos e liberdades fundamentais consagrados nos instrumentos internacionais aplicáveis aos Estados Partes.

 

A convenção

O texto foi assinado em reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) na Guatemala em 2013 com o apoio do Brasil. O Congresso Nacional aprovou o texto em Decreto Legislativo em fevereiro deste ano. Quando internalizada, a convenção passará a integrar o ordenamento jurídico brasileiro, com status hierárquico equivalente ao de Emenda Constitucional.



Veja também em Últimas Notícias


Brasil adere à iniciativa da Nasa que levará a primeira mulher à Lua
A cooperação com a agência norte-americana busca trazer avanços para o Programa Espacial Brasileiro e capacitar pesquisadores......


Rio: Defesa Civil libera volta de moradores aos prédios que estalaram
O fato ocorreu na madrugada de hoje na Muzema......


Sancionada lei que inclui prevenção da violência contra a mulher nos currículos escolares
A sanção presidencial objetiva estimular ações reflexivas e educativas acerca da relevância do tema e da responsabilidade de todos para o enfrentamento......


PF combate lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em três estados
A Operação Solis foi deflagrada na manhã desta terça-feira......

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online