Rondônia, - 07:45

 

Você está no caderno - Cidades-RO
Ipem
Tomadas e adaptadores comercializados irregularmente são apreendidos pelo Ipem, em Rolim de Moura
Realizou a apreensão de tomadas e adaptadores de plugues no município de Rolim de Moura
Publicado Sexta-Feira, 14 de Maio de 2021, às 10:01 | Fonte Ascom Governo de Rondônia 0

 
 

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) realizou a apreensão de tomadas e adaptadores de plugues no município de Rolim de Moura. Ao todo, foram apreendidas 144 tomadas e 1.309 adaptadores de plugues em estabelecimentos de materiais de construção. A ação visa coibir a venda de produtos que não estão em conformidade com os regulamentos e portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

O consumidor deve estar atento à embalagem do produto e se o mesmo apresenta a presença do selo do Inmetro. Só podem ser comercializados os plugues e tomadas que estejam de acordo com o padrão brasileiro. É importante ressaltar que, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal de compra.

 

Segundo o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, a ausência de material ferroso em tomadas e adaptadores de plugues e tomadas é um dos principais requisitos de segurança para produtos elétricos de baixa tensão.

 

“Os produtos continham material ferroso nas partes e peças destinadas à condução de energia elétrica, o que é proibido segundo norma do Inmetro, visto que esse material não conduz a energia de forma eficiente, provocando o superaquecimento e tendo risco de incêndio”, pontuou Rahal Neto.

 

O consumidor mesmo pode realizar um teste muito simples para verificar a qualidade do produto. Utilizando um ímã, o cidadão pode observar se o plugue contém material ferroso em excesso, que é o responsável por esses problemas, colocando em perigo a segurança e o patrimônio do cidadão. O ímã não pode aderir aos pinos do carregador de celular, sendo o indicativo de irregularidade.

 

As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool gel. O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.



Veja também em Cidades-RO


Adelino Follador cumpre agenda em Alto Paraíso e Monte Negro
Deputado entregou certificado de Voto de Pesar aos parentes do Padre José Leilson... ...


Eyder Brasil investe na infraestrutura do 2° Batalhão da PM de Ji-Paraná
Parlamentar recebeu a Medalha Tiradentes por relevantes contribuições em prol da população... ...


Luizinho Goebel participa do lançamento do projeto Tchau Poeira e destaca ações que beneficiarão Vilhena
Evento marcou o lançamento do maior programa de pavimentação asfáltica do governo de Rondônia... ...


Produção de Usina de Asfalto do DER em Cacoal já atendeu mais de 80 quilômetros de rodovias em 2021
Os trabalhos para garantir trafegabilidade com segurança nas rodovias pavimentadas......

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online