Rondônia, - 06:54

 

Você está no caderno - Educação
Educação
Escritoras rondonienses buscam ajuda para publicar livros a crianças da zona rural de Porto Velho
Escritoras almejam que o projeto também seja expandido para o restante do país...
Publicado Terça-Feira, 11 de Maio de 2021, às 14:38 | Fonte Diário da Amazônia 0

 
 

Foto: Roni Carvalho

A idealizadora do projeto, Izabel Cristina

Estimular a leitura infantil é o principal empenho do projeto Escritoras de Rondônia. Para contribuir com o crescimento do vocabulário, despertar a curiosidade e melhorar o desenvolvimento da escrita dos pequenos, seis escritoras do estado se reuniram para divulgar livros com histórias regionais para crianças da zona rural de Porto Velho em plena pandemia.

A ideia foi da escritora Izabel Cristina, que contou ao Diário da Amazônia qual é o objetivo do projeto. “Esse projeto é para diversificar e impulsar a leitura nas crianças e incentivar escritoras rondonienses, para que elas sejam vistas tanto na Amazônia como em todo o Brasil. Temos várias escritoras em Rondônia, e queremos destacar o projeto que está sendo desenvolvido. É um projeto coletivo que visa promover as escritoras e a educação no estado”, disse.

Para que o projeto aconteça, as escritoras necessitam investir em novas tiragens dos livros. Assim, foi criada uma “vaquinha online” para arrecadar fundos e reproduzir a tiragem de 2 mil exemplares de cada autora.

“Esses livros serão doados para as crianças da zona rural de Porto Velho. Nós sabemos que estamos em uma pandemia, e essa situação vai afetar muito mais as escolas rurais. O objetivo do projeto é dar suporte aos pais dessas crianças, promover a leitura e impulsionar as escritoras”, contou Izabel.

Fazem parte do projeto as escritoras Telma de Souza Lopes, Maria Lindalva da Silva Lobo, Rosangela Arend, Joana Brasil, Claudenice Luna e Izabel Cristina. Serão divulgadas cinco obras literárias: Lembranças de um papagaio em apurosLendas do Rio MadeiraR de RondôniaLuna e O Boto do Rio Madeira.

As escritoras também almejam que o projeto também seja expandido para o restante do país.

“Quantas crianças na zona rural do Brasil estão precisando de um livro. Esse é um projeto pioneiro que pode ser expandido pelo Brasil e para todos os lugares do mundo. Nós precisamos impulsionar as pessoas que escrevem aqui para o mundo. Só recebemos livros fora da nossa realidade, temos que divulgar as escritoras daqui, para que as crianças se sintam inseridas no seu cotidiano dentro da sua riqueza cultural”, finalizou Izabel.

Quem quiser colaborar com as tiragens do livros pode ajudar.



Veja também em Educação


IFRO faz consulta pública para construção da Política de Esporte e Lazer
Iniciou nesta terça-feira (15) a consulta pública para a construção da Política de Esporte e Lazer......


IFRO leva ao ar o projeto “Extensão em Foco” durante mês de julho
IFRO realizará o projeto “Extensão em Foco”......


Sejucel participa de capacitação motivacional sobre natação; live reuniu estudantes de Educação Física de todo o País
O evento reuniu estudantes de 19 estados federativos do Brasil......


Escolas estaduais são equipadas com Laboratórios Didáticos Móveis na região da zona da Mata de Rondônia
A coordenadora da CRE de Rolim de Moura, professora Rita Degam, explica que os itens recebidos vão melhorar a qualidade do ensino...

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online