Rondônia, - 08:02

 

Você está no caderno - Porto Velho
iluminação da Ponte do Abunã
Iluminação da Ponte do Abunã será feita pela Prefeitura de Porto velho
Iluminação que não foi prevista no projeto, havendo disponibilidade de energia será realizada pela Prefeitura
Publicado Sábado, 8 de Maio de 2021, às 10:31 | Fonte da Redação 0

 
 

Divulgação

O prefeito Hildon Chaves disse, na sexta-feira (7), que a inauguração da Ponte do Abunã, no distrito de Abunã, representa muito para Porto Velho e destacou a eficácia da logística e o fortalecimento do setor agrícola como fatores importantes que decorrem da entrega da obra. Ele participou da cerimônia, juntamente com o vice-prefeito Maurício Carvalho.

“A ponte sobre o rio Madeira provoca uma grande transformação na região, pois atende a uma demanda histórica de Rondônia e Acre, ao mesmo tempo em que promove a integração destes dois estados", afirmou.

Questionado por jornalistas sobre a iluminação da ponte, o prefeito disse que este serviço não constava no projeto, mas garantiu que Prefeitura de Porto Velho assumirá o compromisso. “Será um grande desafio que vamos enfrentar”, afirmou, lembrando que trata-se de trabalho de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

ILUMINAÇÃO

“Já iluminamos a ponte sobre o rio Madeira, o viaduto da Três e Meio e o viaduto da Avenida Campos Sales, faremos mais esta também. Mas teremos muito trabalho. A concessionária de energia precisa providenciar a rede e o DNIT precisa autorizar”, revelou.

Hildon Chaves elogiou a iniciativa do presidente da República Jair Bolsonaro em concluir a obra que estava paralisada.
O vice-prefeito Maurício Carvalho disse que pela ponte será feito o escoamento da produção agrícola da região e que isto é um fator positivo para a economia do município. “Serão beneficiadas a população de Rondônia e a do estado do Acre também. Todos ganham com esta obra”, afirmou.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé, a exportação de produtos rondonienses será favorecida com a ponte, pois o estado já comercializa com o Peru e a Bolívia. O município, segundo ele, tem interesse em produtos peruanos, como frutas, verduras e temperos.

A deputada federal Mariana Carvalho também estava entre os convidados para a solenidade.

AGRONEGÓCIO

A ponte está distante a mais de 200 quilômetros de Porto Velho e 295 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre. Tem 1.517 metros de extensão.
Até agora, ligação com o estado do Acre era feita através de balsas, cujo valor variava dependendo do tipo de veículo embarcado.

A previsão inicial é de que transitarão pela ponte cerca de 2 mil veículos diariamente.

ECONOMIA

Na região mais próxima da ponte estão os distritos, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia que têm importante contribuição na arrecadação do município.

Nestas terras o agronegócio é cada vez mais forte e o rebanho bovino cresce ao mesmo tempo em que a soja e o milho estão cada vez mais presentes nas propriedades.

A liberação do tráfego pela ponte vai contribuir para que parte da produção venha para Porto Velho, ao invés de seguir para o Acre, como acontecia apesar da distância.

 

Texto: Carlos Sabino e Nonato Cruz
Fotos: Leandro Morais



Veja também em Porto Velho


Unidades hospitalares de Porto Velho são visitadas pelo ministro da Saúde
Em visita ao HB, o ministro da Saúde participou da inauguração de um aparelho para exames de angiografia......


Prefeito recebe deputado que destinou emenda para construir campo de futebol
Será destinado um repasse no valor de R$ 800 mil para a construção do campo na Zona Sul da capital ...


Escola de Nova Brasilândia D'Oeste recebe recurso do deputado Ismael Crispin para construção de refeitório e salas de aula
A benfeitoria na escola será realizada através de uma emenda individual do deputado de R$ 299 mil... ...


Criminosos trocam tiros com vigilante em escola municipal de Porto Velho
Caso aconteceu em uma escola infantil na Zona Leste da cidade. Polícia Militar utilizou um helicóptero para localizar os suspeitos. Os homens foram presos e as armas apreendidas...

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online