Rondônia, - 06:23

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Bombeiros iniciaram buscas 2 dias
Meninos de 13 e 14 anos continuam desaparecidos na floresta amazônia no Amapá, bombeiros encerram as buscas após 16 dias
Meninos estavam com familiares em área de assentamento rural quando saíram para apanhar açaí e não entraram mais em contato...
Publicado Segunda-Feira, 3 de Maio de 2021, às 10:50 | Fonte G1 AP — Macapá 0

 
 

Foto: Reprodução

Fabrício Oliveira Barbosa e Renato Siqueira de Jesus estão desaparecidos

Meninos estavam com familiares em área de assentamento rural quando saíram para apanhar açaí e não entraram mais em contato. Bombeiros iniciaram buscas 2 dias após desaparecimento e informaram haver poucas evidências da presença deles.

 

A prefeitura de Calçoene informou nesta segunda-feira (26/04) que o Corpo de Bombeiros encerrou as buscas pelos adolescentes Renato Siqueira de Jesus, de 13 anos, e Fabrício Oliveira Barbosa, de 14 anos. Os dois desapareceram em 8 de abril numa região de floresta do município, no norte do Amapá.

 

Os meninos estavam acampados com suas respectivas famílias numa área de assentamento rural para trabalhadores temporários. Era a primeira vez que eles estavam no local, conhecido como Rio Verde. Apesar do fim das buscas, o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, que desde o sumiço ouviram cerca de 10 pessoas, descartando inicialmente hipótese de crime.

 

No dia 8, os dois saíram de manhã para apanhar açaí, prática comum na região. Depois disso, não entraram mais em contato com a família. As buscas dos bombeiros começaram 2 dias depois.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área onde os dois sumiram fica a cerca de 2,5 quilômetros de onde as famílias estão acampadas. A região é pouco habitada e tem floresta densa, rios e pequenos riachos.

 

Ao longo de 16 dias de ações dos bombeiros na região, poucos vestígios foram encontrados. Foram achadas algumas pegadas. Também foi encontrada uma cadela que sumiu do mesmo acampamento onde os adolescentes estavam.

 

Além dos bombeiros, a busca mobilizou mais de 50 profissionais do Exército, da Polícia Militar, da Guarda Florestal e da Polícia Civil, através do Grupo Tático Aéreo (GTA) e o Canil.

 

Mais esclarecimentos devem ser dados pelo Corpo de Bombeiros em uma entrevista coletiva marcada para a tarde desta segunda-feira, no Comando-Geral da corporação, em Macapá.

 

O major Marcelo Guedes, comandante da operação, adiantou que o fim da procura avaliou critérios técnicos e logísticos, pela falta de evidência dos meninos no local de busca.

 

Num vídeo ao lado do prefeito do município, Reinaldo Barros, agradeceu ao apoio da prefeitura e das demais forças de segurança. Reforçou também a dificuldade encontrada na área.

 

"As informações iam se esgotando justamente porque aquele entorno da área que foi dita como onde eles se perderam e não voltaram mais, ela foi varrida toda. Várias equipes fizeram busca minuciosa. Foram feitas, foram encontrados alguns sinais e rastros que direcionavam essas buscas", detalhou.

 

Floresta densa limitou ações


Desde o início da operação houve muitas dificuldades na região. A floresta densa foi um dos fatores que limitaram a ação das equipes, em função de grandes áreas de mata fechada, pouca habitação, pontos alagados e diversos rios.

 

O mau tempo também retardou as atividades, principalmente por via aérea. O helicóptero do GTA precisou deixar de sobrevoar a área diversas vezes em função das fortes chuvas.

 

"Foi percorrida toda a área, mais de 40 quilômetros. Todos ajudaram, estávamos muito preocupados, com o objetivo de encontrar, mas infelizmente não encontramos e estamos aqui dando resultado de todo o trabalho que foi feito. Estamos solidários às mães dessas crianças, que devem estar sofrendo", completou o prefeito Reinaldo Barros.




Veja também em Notícias da Amazônia


Exército acusa Folha de São Paulo e aponta várias mentiras sobre ação da Força em São Gabriel da Cachoeira
Exército acusa Folha de São Paulo e aponta várias mentiras sobre ação......


Infovia subfluvial vai levar internet ao Norte, por rios da Amazônia
No Nordeste, projeto leva internet pela rede da Chesf...


Basa lança Campanha Solidária 2021
De acordo com a Gerente de Gestão de Pessoas, Bruna Paraense, a ação pretende estimular o espírito solidário na Instituição e fomentar a atuação voluntária...


Exército apoia prisões e apreensão de armas e drogas no Amapá
Foram apreendidos R$ 104.235,00 e € 8.300,00 em espécie; 73,7 gramas de ouro; 3,5 quilogramas de maconha; 1,3 quilogramas de cocaína...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM Publicidade:::

Tereré News