Rondônia, - 07:10

 

Você está no caderno - Últimas Notícias
Encaminhou Mensagem ao Congresso Nacional
Presidente Jair Bolsonaro encaminha ao Congresso acordo entre Brasil e EUA sobre Regras Comerciais e de Transparência
O objetivo do termo é expandir o comércio e fortalecer as relações econômicas entre as partes...
Publicado Terça-Feira, 27 de Abril de 2021, às 16:19 | Fonte Governo Federal 0

 
 

Foto: Divulgação/Internet

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminhou Mensagem ao Congresso Nacional com o texto do Protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América relacionado a Regras Comerciais e de Transparência.

 

O Protocolo, em cuja negociação atuaram conjuntamente os ministérios das Relações Exteriores e da Economia, tem o objetivo de expandir o comércio e fortalecer as relações econômicas entre as partes, ao promover ambiente aberto e previsível e reduzir barreiras não tarifárias ao comércio.

 

A desburocratização dos trâmites para o comércio bilateral e a adoção de padrões internacionais de práticas regulatórias e de combate à corrupção proverão segurança jurídica e estimularão o fluxo comercial entre os dois países.

 

Junto com o documento, o anexo sobre boas práticas regulatórias constitui importante etapa na evolução recente de desenvolvimento e incorporação de instrumentos de boas práticas regulatórias pelo Brasil e está em linha com os esforços do Governo Federal para tornar o ambiente de negócios no Brasil mais transparente, previsível e aberto à concorrência, garantindo que a intervenção do Estado ocorra apenas quando necessário e não seja demasiadamente onerosa para a sociedade, conforme estabelece a Lei nº 13.874, de 2019 (Lei da Liberdade Econômica).

 

Finalmente, o anexo sobre anticorrupção, por sua vez, reafirma, bilateralmente, o núcleo duro das obrigações legislativas a que Brasil e Estados Unidos se vincularam multilateralmente, em especial no âmbito da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (2003), da Convenção Interamericana contra a Corrupção (1996) e da Convenção da OCDE sobre Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais (1997). O escopo do referido anexo expande, para além da esfera estritamente criminal, a atuação doméstica e a cooperação internacional anticorrupção, ao abarcar também as esferas civil e administrativa.



Veja também em Últimas Notícias


Brasil adere à iniciativa da Nasa que levará a primeira mulher à Lua
A cooperação com a agência norte-americana busca trazer avanços para o Programa Espacial Brasileiro e capacitar pesquisadores......


Rio: Defesa Civil libera volta de moradores aos prédios que estalaram
O fato ocorreu na madrugada de hoje na Muzema......


Sancionada lei que inclui prevenção da violência contra a mulher nos currículos escolares
A sanção presidencial objetiva estimular ações reflexivas e educativas acerca da relevância do tema e da responsabilidade de todos para o enfrentamento......


PF combate lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em três estados
A Operação Solis foi deflagrada na manhã desta terça-feira......

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online