Rondônia, - 00:08

 

Você está no caderno - Coronavírus
No total 32 pessoas entre crianças e adultos
Vacinação contra covid-19 na Resex Rio Cautário é concluída; campanha teve duração de três dias
Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) conclui a ação de vacinação de moradores na Reserva Extrativista do Rio Cautário em parceria com a Prefeitura de Costa Marques...
Publicado Terça-Feira, 20 de Abril de 2021, às 10:42 | Fonte Ascom Governo de Rondônia 0

 
 

Foto: Frank Nery

Nos dois últimos dias da ação, a vacinação ocorreu de forma itinerante nas comunidades mais distantes

Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) conclui a ação de vacinação de moradores na Reserva Extrativista do Rio Cautário em parceria com a Prefeitura de Costa Marques. No total 32 pessoas entre crianças e adultos foram imunizadas em três dias.

 

Durante a ação itinerante a equipe de vacinação disponibilizada pela Secretaria de Saúde do município percorreu as sete comunidades da Resex Rio Cautário para atualizar o cartão de vacina dos moradores. “O transporte da equipe foi feito por agentes da Sedam. Além de vacinar idosos com mais de 60 anos contra a covid-19, foram atualizados os cartões de vacina de todos os outros moradores”, ressaltou Fabio França, o coordenador de unidades de conservação (CUC).

 

A maioria das crianças estavam com cartões de vacina desatualizados, bem como dos adultos, que evitavam sair da unidade de conservação, devido a pandemia da covid-19 e necessidade de isolamento social. O vice-prefeito de Costa Marques, Cláudio da Nova, acompanhou o último dia de atividade e destacou o apoio do Governo do Estado, na pessoa do governador, coronel Marcos Rocha. “O governador foi muito parceiro ao dar esse apoio à equipe da secretaria de saúde do nosso município, principalmente por se tratar de uma reserva estadual”.

 

A meta inicial da vacinação era imunizar 20 idosos com idade acima de 60 anos com a vacina Astrazeneca/Oxford. Desse total, de acordo com levantamento feito pela Sedam, o número caiu para 17 e num período de três dias, 10 idosos foram vacinados. Na avaliação da gestora da Resex Rio Cautário, Thayla Araujo, o resultado da ação foi positivo apesar de algumas dificuldades enfrentadas pela equipe, tanto em relação ao deslocamento dentro da reserva, tendo em vista que algumas comunidades ficam muito distantes, quanto a recusa de alguns moradores.

 

“Nós tivemos três idosos com perfil para serem vacinados que se recusaram a receber a dose do imunizante devido a notícias falsas disseminadas pela mídia no interior da reserva. Dessa forma, outros quatro extrativistas que queriam, acabaram não recebendo a vacina por conta do prazo de aplicação, mas a solução encontrada será levar esses idosos durante a semana até a cidade para serem vacinados e assim não desperdiçar a vacina”, explicou a gestora da unidade.

 

Para os idosos que receberam a vacina, o imunizante trouxe muita tranquilidade. O extrativista Raimundo Lopes, morador da reserva há quase 50 anos, recebeu a equipe de vacinação na casa de farinha, enquanto fazia a torra do produto de forma artesanal. “Que Deus possa me livrar, por meio dessa vacina que chegou à minha casa. Eu quero mais vacina para ficar livre dessa doença” comemorou o extrativista.

 

A segunda dose da vacina contra a covid-19 será aplicada em 90 dias, seguindo o procedimento adotado pelo fabricante da vacina.




Veja também em Coronavírus


Projeto de lei de autoria do deputado Adelino Follador inclui padres e pastores no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19
Lei depende de sanção do Governo do Estado e inclui profissionais da ação social... ...


Marcos Rogério pede prazo de 10 dias para que União, estados e municípios enviem informações à CPI da Covid
Desde a instalação da CPI da Covid, já foram aprovados 216 requerimentos solicitando aos ministérios......


Covid: Número de mortes volta a subir em RO, nesta terça-feira foram 37 óbitos, veja boletim
O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)......


Governo de Rondônia testou mais de 500 pessoas no 11º drive-thru para detecção da covid-19, em Cerejeiras
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou na quarta-feira (7) mais uma ação de testagem rápida para o diagnóstico da covid-19 no município de Cerejeiras......

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM Publicidade:::

Tereré News