Rondônia, - 04:53

 

Você está no caderno - Saúde
Municípios terão mais tempo para organizar serviço
Saúde garante prorrogação de recurso do Programa Previne Brasil
Incentivos por cadastro e per capita serão prorrogados até agosto...
Publicado Quinta-Feira, 15 de Abril de 2021, às 15:27 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

No início do ano, o governo federal anunciou a manutenção, até abril, do repasse do Programa Previne Brasil que considerou 100% dos cadastros feitos pelo município e de um incentivo referente à população estimada. Devido ao papel primordial da Atenção Primária nas ações contra a covid-19, o Ministério da Saúde prorrogará o repasse por mais um quadrimestre (até agosto deste ano). Pelo Previne, foram repassados nos primeiros meses de 2021 R$ 5,1 bilhões.

 

O cenário epidemiológico ainda requer um suporte diferenciado à gestão municipal e estadual. “Essa decisão é mais um reforço do compromisso da Secretaria de Atenção Primária com a saúde da população. Os gestores contarão com a extensão do prazo no planejamento das ações voltadas para o enfrentamento da covid-19 e na organização da rede. Essa decisão é mais um compromisso da Saps com a saúde da população”, explica o Dr. Raphael Câmara, secretário da APS.

 

O esforço em conjunto de todos os entes da Federação tem conseguido avançar em muitos aspectos, como ter mais de 127 milhões de brasileiros cobertos na atenção primária e expandir o número de equipes informatizadas, que atualmente é mais de 24 mil. Ainda no período da pandemia, o governo federal aumentou o custeio das equipes ribeirinhas em 30% e saúde bucal, em 10%.

 

O cálculo dos recursos do Previne é feito a partir de três componentes: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde). Com a prorrogação do prazo até agosto, é a capitação ponderada que receberá o equivalente ao teto do cadastro, além de incentivo que leva em consideração o valor de R$ 5,95 por pessoa multiplicado pelos dados populacionais do ano de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).




Veja também em Saúde


Profissionais da enfermagem do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal são homenageados
O Governo de Rondônia realizou nesta quarta-feira diversas ações no HRC e no Heuro......


No Dia da Enfermagem, profissionais falam sobre suas experiências na linha de frente contra a covid-19
Neste dia 12 de maio é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem......


Para promoção de novos doadores de sangue, Fhemeron reforça parceria com instituições privadas de Porto Velho
A Fhemeron em parceira com instituições da rede privada de Porto Velho tem colaborado com a promoção de novos doadores......


Vacinação contra a covid-19 em grávidas sem comorbidades é suspensa em Rondônia
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde orientou às Regionais de Saúde......

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM Publicidade:::

Tereré News