Rondônia, - 18:38

 

Você está no caderno - Saúde
TRATAMENTO
Ministério da Saúde avança na compra do medicamento adalimumabe
Pacientes em tratamento pelo SUS tem medicamento garantido para o primeiro semestre de 2021. O estoque deve ser regularizado até outubro de 2021...
Publicado Quarta-Feira, 7 de Abril de 2021, às 16:39 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Foto: Divulgação/Internet

O Ministério da Saúde avança na aquisição do medicamento adalimumabe, usado para o tratamento de diversas doenças como artrites, espondilite, psoríase e doença de Crohn. Os pacientes em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão com o medicamento (na versão frasco-ampola) garantido para o primeiro semestre deste ano. A expectativa é que o estoque esteja regularizado em outubro de 2021.

 

Para atender a demanda de todos os pacientes durante esse processo, o Ministério da Saúde conseguiu uma doação de 2.002 unidades e assinou um contrato aditivo. Essa quantidade é suficiente para regularizar o abastecimento dos pacientes no primeiro semestre de 2021. A previsão do laboratório para regularização total da produção é a partir de outubro deste ano.

 

O medicamento é comprado pelo Ministério da Saúde e distribuído de acordo com a necessidade de estados e municípios. No ano passado, a pasta emitiu um ofício informando sobre a troca de laboratórios fabricantes do medicamento na versão frasco-ampola, após a empresa farmacêutica anterior perder o registro junto à Anvisa. O novo laboratório - agora detentor do registro - está em fase inicial de produção.

 

 

Novo edital

O Ministério da Saúde publicou um edital para a compra do medicamento adalimumabe, no formato seringa, no dia 1º de abril. A licitação, por meio de pregão eletrônico, será no dia 14/4. O processo foi necessário após o laboratório fabricante anterior declarar impossibilidade de produção.

 

 

Adalimumabe no SUS

O SUS oferece o medicamento para o tratamento de Artrite Psoríaca, Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Doença de Crohn, Espondilite Anquilosante, Hidradenite Supurativa, Psoríase, Uveítes não Infecciosas, em duas apresentações – solução injetável em frasco-ampola e seringa.

 

Os pacientes que usam a medicação também podem migrar para outras alternativas terapêuticas ofertadas pelo SUS, conforme a orientação do seu médico. 




Veja também em Saúde


Governo distribui 11.990 doses de vacinas contra a gripe; Ji-Paraná registrou nove notificações de H1N1 em 2020
O Governo de Rondônia, por meio Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), entregou 11.990 doses do imunizante para os 15 municípios da região Central......


Saúde garante prorrogação de recurso do Programa Previne Brasil
Incentivos por cadastro e per capita serão prorrogados até agosto......


Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira
Ministério da Saúde irá distribuir 80 milhões de doses para vacinar toda a população-alvo; campanha vai até 9/7.... ...


Ministro da Saúde e embaixador da União Europeia discutem ações de enfrentamento à pandemia
Marcelo Queiroga participou de videoconferência com o embaixador Ignacio Ybañez e fez apelo por antecipação de doses de vacinas Covid-19... ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News