Rondônia, - 20:32

 

Você está no caderno - Saúde
PLANO OXIGÊNIO BRASIL
Saúde prepara distribuição de mais de 5 mil concentradores de oxigênio
Equipamentos foram doados ao SUS pela iniciativa privada, ampliando a assistência a pacientes com covid-19. Os concentradores chegarão de forma escalonada ao país...
Publicado Quarta-Feira, 7 de Abril de 2021, às 16:37 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Mayna Ruggiero - SEPEC/Ministério da Economia

O Ministério da Saúde prepara a distribuição dos concentradores de oxigênio doados ao Sistema Único de Saúde (SUS) por 12 empresas privadas. Até o momento, são 5.133 equipamentos que irão auxiliar no tratamento de pacientes com covid-19 na rede pública de saúde. Nesta quarta-feira (7/4), um carregamento com 1.899 equipamentos foi entregue no aeroporto de Guarulhos. Os concentradores chegarão ao país, de forma escalonada, até o dia 14 de abril – a ação de logística para a entrega aos estados brasileiros será coordenada pelo Ministério da Saúde durante este mês de abril.

 

A aquisição foi possível após a abertura de um edital de chamamento público, em uma ação coordenada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Economia – as inscrições do chamamento estão abertas até o dia 8 de abril. Participam da iniciativa as seguintes empresas: Bradesco, BRF, B3, Embraer, Gerdau, Grupo Ultra, Itaú, Magazine Luiza, Marfrig, Natura &CO, Suzano e Unipar. A Air Liquide Brasil fez a cotação para a importação dos equipamentos, ao custo total de R$ 35 milhões.

 

Os concentradores de oxigênio funcionam como mini usinas, podendo produzir, diariamente, o equivalente a mais de 7m3 de oxigênio com 93% de pureza, adequado ao consumo humano. Os equipamentos são usados em pacientes leves e moderados com covid-19, oferecendo cerca de cinco litros de oxigênio por minuto.

 

OUTRAS AÇÕES

Com o Plano Oxigênio Brasil, o Ministério da Saúde vem coordenando ações de apoio a estados e municípios para enfrentamento à pandemia. No último fim de semana, a pasta, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), ajudou no transporte de cilindros para o Acre e o Amapá – os equipamentos foram adquiridos pelos estados. Além disso, o Ministério da Saúde aguarda retorno sobre o pedido de requisição administrativa de mais 500 cilindros de oxigênio – mil equipamentos já foram distribuídos após requisições junto ao estoque excedente da indústria.

 

Para ampliar o abastecimento na Região Norte, que possui dificuldades de logística, o estado de Rondônia passará agora a ser abastecido com oxigênio transportado do Rio de Janeiro por aviões da FAB nos chamados tanques permacyl, que permitem um armazenamento maior do produto – anteriormente, o estado estava recebendo oxigênio de Manaus (AM) por isotanques.

 

O Ministério da Saúde, em parceria com empresas do setor privado, também colocou em operação uma carreta criogênica com capacidade de 25 mil m3 de oxigênio, que realizou, nesta segunda-feira (5/4), a primeira entrega do produto ao município de Sinop (MT). A outra parte da carga tem como destino a cidade de Vilhena (RO).

 

Além disso, a pasta aguarda a chegada de caminhões específicos para transporte de oxigênio líquido, que foram importados do exterior pela empresa White Martins – a previsão é que os veículos estejam no país em, aproximadamente, 15 dias.

 




Veja também em Saúde


Saúde garante prorrogação de recurso do Programa Previne Brasil
Incentivos por cadastro e per capita serão prorrogados até agosto......


Governo distribui 11.990 doses de vacinas contra a gripe; Ji-Paraná registrou nove notificações de H1N1 em 2020
O Governo de Rondônia, por meio Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), entregou 11.990 doses do imunizante para os 15 municípios da região Central......


Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira
Ministério da Saúde irá distribuir 80 milhões de doses para vacinar toda a população-alvo; campanha vai até 9/7.... ...


Mais de 5 mil doses da 12ª remessa de vacinas contra a covid-19 contemplam cidades da região Central
O total de 27.950 doses de vacinas contra a Covid-19 referentes a 12ª remessa de vacinas recebidas do Ministério da Saúde (MS) foram distribuídas pelo Governo de Rondônia aos 52 municípios no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus......

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News