Rondônia, - 19:47

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO
Boletim Especial do CAR informa que há mais de 7 milhões de imóveis ou posses rurais cadastrados
Documento mostra que 55,8% dos proprietários pretendem acessar os Programas de Regularização Ambiental...
Publicado Quarta-Feira, 7 de Abril de 2021, às 16:33 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

 

Edição especial do Boletim Informativo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) 2020, publicado nesta quarta-feira (7) pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), informa que há mais de 7 milhões de inscrições no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), numa área de 566.0 milhões de hectares. O documento contém os dados declarados pelos produtores e possuidores até 31 de dezembro de 2020.

 

O total de cadastros é a soma das inscrições de imóveis ou posses rurais, de famílias nos Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais (TPCT) e famílias nos assentamentos rurais. Além do incremento no número de inscritos no CAR, o Boletim Especial traz essas informações discriminadas por estado. Uma outra informação relevante é que 55,8% dos produtores ou possuidores rurais declararam, no ato da inscrição, a vontade de aderirem aos Programas de Regularização Ambiental.

 

O diretor-geral do SFB/Mapa, Valdir Colatto, afirma que “os dados do CAR dão a radiografia ambiental das propriedades rurais do Brasil, representam uma importante ferramenta para o planejamento da ocupação territorial do país e de políticas públicas para implementação do Código Florestal Brasileiro”.

 

 

Informações estratégicas

Para a diretora de Cadastro e Fomento Florestal, Jaine Cubas, “os dados do CAR são informações estratégicas utilizadas, pelo setor público e privado, para a produção de políticas públicas visando a promoção da regularização ambiental dos imóveis rurais”.

 

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem a competência de gerir o SICAR e coordenar o CAR, no âmbito federal e apoiar a sua implementação nos estados. Além disso, apoia e acompanha tecnicamente os Programas de Regularização Ambiental (PRA), uma vez que a inscrição do imóvel rural no CAR é a porta de entrada para os proprietários/possuidores rurais terem acesso aos PRAs. O CAR também permite acesso aos programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), às Cotas de Reserva Ambiental (CRA), ao crédito rural e seguro agrícola, a descontos tributários, entre outros benefícios.

 

O estudo informa as áreas ocupadas pelos imóveis rurais, pelos Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais e pelos assentamentos da reforma agrária inscritos no CAR em todos os estados e no Distrito Federal. O Boletim Especial do CAR destaca também o total de propriedades ou posses rurais, de beneficiários de assentamentos da reforma agrária e TPCT e de famílias cadastrados em cada unidade federativa. 




Veja também em Agronegocios / Pecuária


Política de incentivo do Governo de Rondônia, prevê a valorização da produção agrícola local
A política de incentivo oferecida pelo Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater)  prevê a valorização do produto local......


Emater orienta produtores de café do Cone Sul sobre técnica de fermentação de grãos para obter produtos de alta qualidade
Rondônia está em 5º lugar no ranking de maior produtor de café do país......


Colheita do Café inicia em Rondônia; lavouras apresentam maturação adiantada neste período
O dia 10 de abril foi a data instituída por agricultores e técnicos do Estado para o início da colheita do Café Robusta por marcar o período em que a maioria das lavouras de café apresentam índices de até 80% de frutos maduros......


Produtores de Cacau serão apoiados pelo Sebrae
Projetos de atendimento terão entidades da cadeia produtiva envolvidas... ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News