Rondônia, - 07:48

 

Você está no caderno - Porto Velho
VOLUNTARIADO
Prazo para cadastro no Serviço Família Acolhedora encerra no sábado
Lista já tem 21 inscritos, mas outras famílias podem se apresentar como voluntárias...
Publicado Quinta-Feira, 18 de Março de 2021, às 16:57 | Fonte Prefeitura de Porto Velho 0

 
 

Fotos: Leandro Morais

Famílias que desejam integrar o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), da Prefeitura de Porto Velho, têm até o próximo sábado (20) para fazer cadastro junto à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasf). O formulário está disponível aqui.

De acordo com o balanço do SAF, já foram confirmadas 21 inscrições. Após o cadastramento, as famílias passarão pela etapa de esclarecimentos e preparação para a capacitação, que será on-line, em quatro módulos.

Superadas estas fases, as famílias poderão, mediante aprovação e consentimento, contribuir com o serviço.

A proposta do SAF, segundo Vanuza Marchioli, gerente do serviço, é que as famílias recebam em suas casas, temporariamente, crianças e adolescentes que foram afastadas do convívio familiar por medida protetiva, dando-lhes acolhida, amparo aos direitos básicos, convivência em uma família e comunidade.

“Sempre informo às famílias o seguinte: o papel delas é devolver a identidade dessas crianças e adolescentes, justamente pela individualidade que é oferecida a elas no acolhimento familiar”, destacou a gerente.

 

Ela acrescentou ainda que a família acolhedora contribui para o processo de vínculo do público que faz parte do serviço. “Quando a gente não se apega, não cuida. O vínculo é fundamental nesta relação, pois amplia a rede de afeto e referência positiva que a criança ou adolescente passa a ter na sua história de vida”, completou Vanuza.

 

ACOMPANHAMENTO

Após o procedimento, que inclui visitas (entrevistas individual e familiar), os interessados passam por capacitação, avaliação e habilitação pela equipe técnica do serviço (psicóloga e assistente social).

Se aprovada a acolhida, um Termo de Guarda e Responsabilidade é emitido a um dos membros da família. O SAF acompanha de perto o relacionamento das famílias com apoio de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, além dos conselhos tutelares.

 

NÚMEROS

Atualmente, o município de Porto Velho tem quatro Unidades de Acolhimento (abrigos), além do SAF. Ao todo, 32 crianças e adolescentes estão integrados nos serviços, algumas delas são irmãos.

 

PROGRAMA DA CAPACITAÇÃO

As famílias deverão participar das capacitações que vão ocorrer entre 29/03 a 01/04/2021.

No cronograma estão temas ligados aos seguintes assuntos: “A importância do Acolhimento Familiar e as particularidades do município de Porto Velho”, “O SUAS, o ECA e o Acolhimento Familiar”, “Diferenças entre a Adoção e o Acolhimento Familiar”, “O Acolhimento Familiar e as questões processuais”, “O acolhimento do adolescente e suas especificidades”, “O Acolhimento Familiar de crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos, neurológicos e outras necessidades”, “Questões Psicológicas do acolhimento familiar” e “Atribuições e competências da Família Acolhedora e da Equipe do Serviço de Acolhimento Familiar”.

 

SERVIÇO

Para mais informações sobre o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (69) 99222-4195 / 98473-6021.

O formulário de inscrições no Serviço está disponível aqui.



Veja também em Porto Velho


Unidades hospitalares de Porto Velho são visitadas pelo ministro da Saúde
Em visita ao HB, o ministro da Saúde participou da inauguração de um aparelho para exames de angiografia......


Prefeito recebe deputado que destinou emenda para construir campo de futebol
Será destinado um repasse no valor de R$ 800 mil para a construção do campo na Zona Sul da capital ...


Escola de Nova Brasilândia D'Oeste recebe recurso do deputado Ismael Crispin para construção de refeitório e salas de aula
A benfeitoria na escola será realizada através de uma emenda individual do deputado de R$ 299 mil... ...


Criminosos trocam tiros com vigilante em escola municipal de Porto Velho
Caso aconteceu em uma escola infantil na Zona Leste da cidade. Polícia Militar utilizou um helicóptero para localizar os suspeitos. Os homens foram presos e as armas apreendidas...

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online