Rondônia, - 07:03

 

Você está no caderno - Porto Velho
Notícias
Rio Madeira atinge 16,27 metros e Defesa Civil afirma que oscilação está dentro do nível previsto
Nesta segunda-feira o nível do Rio Madeira atingiu 16,27 metros em Porto Velho, segundo os dados da medição do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam)...
Publicado Terça-Feira, 2 de Março de 2021, às 09:48 | Fonte Diário da Amazônia 0

 
 

Foto: Roni Carvalho

Comparação do nível do Rio Madeira no dia 23 de fevereiro e dia 1 de março

Nesta segunda-feira o nível do Rio Madeira atingiu 16,27 metros em Porto Velho, segundo os dados da medição do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). De acordo com a Defesa Civil, o Rio está dentro da oscilação prevista para essa época do ano, tendo como base a série histórica.

 

Segundo informações do levantamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), nos últimos oito anos a média de volume da água foi de 15.67 metros. Em 2014 (uma das maiores cheias do Rio Madeira), entre os dias 25 e 26 de fevereiro, o volume de água chegou à marca de 18.53 metros. Já no ano seguinte, em 2015, foi de 16.57 metros. Em 2016, 12.52 metros; em 2017, 13.49 metros; em 2018, 16.23 metros; em 2019, 16.74 metros; no ano passado, foi registrado 15.47 metros e neste ano de 2021, já passou dos 15.8 metros.

 

No último final de semana o Governo do Estado de Rondônia, publicou no site da Secom que a programação da estratégia de trabalho para atender as centenas de famílias atingidas pela cheia do rio Madeira já foi concluída.

 

“A partir do momento em que o nível do rio atinge a marca de 17 metros, o Governo de Rondônia, por meio do Corpo de Bombeiros ganha a função de agente principal na política de assistência às famílias atingidas, bem como na fiscalização acerca do nível da água”. Trecho publicado no site da Secom no último dia 26 de fevereiro.

 

Caso a cheia do Rio Madeira aconteça novamente 1.804 famílias ribeirinhas poderão ser atingidas. Segundo a Prefeitura de Porto Velho, ainda não houve necessidade de remoção de famílias, tanto de áreas ribeirinhas quanto do perímetro urbano da Capital. Na última semana dezenas de famílias foram visitadas pelas equipes da Defesa Civil.




Veja também em Porto Velho


800 unidades do Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida foram entregues em Rondônia
O Livro Infantil Guirii e a Árvore da Vida foi entregue na última semana em 5 municípios do estado de Rondônia......


Iluminação da Ponte do Abunã será feita pela Prefeitura de Porto velho
Iluminação que não foi prevista no projeto, havendo disponibilidade de energia será realizada pela Prefeitura...


Filme de animação inspirado no distrito de Nazaré em Porto Velho estreia neste sábado
A obra conta com trilha original de Tullio Nunes, músico e produtor musical nascido em Porto Velho...


Obras de infraestrutura chegam a 6 bairros da Capital
Equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semob) atuam em cinco frentes de trabalho, que vão desde intervenções para evitar alagações por água da chuva até a recuperação de ruas e trechos de bairros da capital....

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM Publicidade:::

Tereré News