Rondônia, - 02:06

 

Você está no caderno - Concursos e empregos
Economia
Censo 2021: inscrições para PSS para recenseador começam nesta terça-feira
Nesta terça-feira (23), começaram as inscrições para participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para trabalhar como recenseador no Censo Demográfico 2021...
Publicado Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2021, às 16:10 | Fonte Gente de opinião 0

 
 

Foto: Divulgação/Internet

Nesta terça-feira (23), começaram as inscrições para participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para trabalhar como recenseador no Censo Demográfico 2021, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As inscrições podem ser feitas no site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br/concursos) até 19 de março. A taxa de inscrição é de R$ 25,77.

A prova está prevista para ocorrer no dia 25 de abril em todos os municípios em que há vagas para o cargo. Em Rondônia, há vagas para recenseadores em todos os municípios, sendo Porto Velho com o maior número: 420 pessoas divididas em três áreas de trabalho e Pimenteiras do Oeste com o menor quantitativo (duas vagas para recenseadores). Há ainda vagas em todos os municípios rondonienses para o cargo de agente censitário municipal (ACM).

A remuneração de recenseador é por produção. Para que a pessoa saiba quanto pode receber, o IBGE disponibiliza no hotsite do Censo 2021 um simulador de remuneração, em que a pessoa informa em qual área pretende trabalhar e quantitativo de horas de trabalho.

As contratações dos aprovados devem ocorrer em julho, com contratos de até três meses. Os aprovados passarão por treinamento à distância e presencial, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias.

IBGE preparou apostila para ajudar candidatos nos estudos para a prova

Os candidatos a recenseador serão selecionados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

No site da banca organizadora, Cebraspe, foram disponibilizados uma apostila sobre conhecimentos técnicos, preparada pelo IBGE, e o Código de Ética do IBGE para que o candidato possa responder as questões sobre a operação censitária.

 

Todos os municípios serão visitados pelo Censo 2021

De agosto a outubro deste ano, cerca de 575 mil domicílios rondonienses serão visitados por 1.496 recenseadores. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. A pesquisa revelará, entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.



Veja também em Concursos e empregos


4,5 mil vagas: concurso do Banco do Brasil encerra inscrições nesta quarta-feira
O concurso é voltado para candidatos com ensino médio completo. 2.240 vagas são oportunidades de efeito imediato......


SINE divulga lista com centenas de empregos em Rondônia, veja as oportunidades
Centenas de vagas de empregos em Rondônia......


Confira centenas de vagas de empregos em Rondônia essa semana
Confira centenas de vagas de empregos em Rondônia essa semana...


Veja 730 vagas de empregos em Rondônia – confira as oportunidades
A Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), por meio do Sine, inicia a semana com mais de 730......

 
      

2021 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2021 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (WhatsApp)
Ariquemes - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso





 
 
 
 
Ariquemes Online