Rondônia, - 06:46

 

Você está no caderno - Artigos
Artigos
Lenha Fogueira com o Bloco Pirarucu do Madeira e a Setur trabalha o alinhamento das ações da retomada ao turismo em Rondônia
Este ano vão vai igual aquele que passou...
Publicado Segunda-Feira, 8 de Fevereiro de 2021, às 09:10 | Fonte Zekatraca 0

 
 

Divulgação

Lenha na Fogueira

 

 

Este ano vão vai igual aquele que passou... com esse verso a direção do Bloco Pirarucu do Madeira, comunicou aos foliões de Porto Velho que o cordão não vai desfilar neste ano de 2021.

***********

Considerado o Bloco mais democrático de Porto Velho o Pirarucu do Madeira desfilaria, caso estivéssemos em tempo normal, na tarde deste domingo 07 de fevereiro.

***********

Segundo seus organizadores, em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus o desfile foi suspenso.

**********

A diretora do bloco Luciano Oliveira da Silva publicou o seguinte:

**********

Desde 1993 mantemos a proposta de festa de rua sem cordas e abadás e nos últimos anos, a orquestra de frevo passou a tocar no meio dos foliões.

*********

Na tardinha do domingo que antecede o período momesco, o desfile do Pirarucu do Madeira colore as ruas com fantasias e bonecos gigantes.

************

A tradição carnavalesca sempre foi também uma vitrine para conscientizar os foliões sobre várias questões sociais e de prevenção à saúde.

************

O bloco que nada vende, sempre pediu ao folião: cuide de si e dos outros.

************

Este ano o bloco não concentra, nem sai. O desfile que seria no domingo, 7, foi cancelado.

*************

Desta vez, não por má vontade do poder público ou por ordem policial.

***********

Em razão da pandemia, o Pirarucu não subirá o “barranco num moinho de vento, com charuto na boca e cerveja na mão”.

**********

Com a responsabilidade que sempre tivemos, pedimos que quem quiser faça sua folia em casa e com quem mora.

**********

Nossas cores e sentimentos estarão em homenagem no local onde o bloco concentra, ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho.

***********

Um painel com mais de duas mil fitas será montado para lembrar as vidas que perdemos pra COVID-19 e homenagear os que lutam na linha de frente da pandemia.

***********

Estamos confiantes nas vacinas e ainda mais firmes na defesa do SUS.

************

Por muitos carnavais de amor e paz, cuidemos uns dos outros. A diretoria.

***********

Uma historinha com minha participação e o bloco Pirarucu do Madeira:

**********

No carnaval de 2005 a prefeita do município de Rolim de Moura Milene Mota, tinha como objetivo transformar o carnaval da sua cidade, no melhor carnaval do interior do estado de Rondônia.

**********

Lembrando que a época Rolim de Moura contava em seu carnaval com o desfile das escolas de Samba “Falcões do Planalto” do Zé Maria e a Acadêmicos da Liberdade do Pachequinho entre outros blocos.

***********

Na tentativa de alcançar seu objetivo a prefeita Milene Mota, convidou para atuar como “Julgador” dos desfiles carnavalescos, praticamente todos os colunistas sociais e culturais de Rondônia e entre os convidados estava eu como Zekatraca.

**********

O desfile das escolas de samba aconteceu na segunda feira de carnaval e já na mesma noite a Luciana Oliveira começou a me ligar, cobrando minha presença no desfile do Pirarucu do Madeira que aconteceria na terça de carnaval.

**********

Logo após o desfile em Rolim de Moura continuamos apreciando o carnaval que sempre foi no meio da rua e reunia muitos foliões e o telefone não parava.

*********

Acontece que o compromisso assumido com a prefeita da cidade era até a terça feira, quando seria entregue a premiação aos vencedores do carnaval.

**********

Perturbado com as ligações da Luciana, amanheci o dia e falei com meu parceiro de apartamento Sergio Ramos do site “Talentos Brasil”, que iria arranjar um meio de voltar para Porto Velho antes do meio dia.

***********

Foi então que apareceu o colunista Ronaldo se não me engano Castro dizendo que não iria esperar a solenidade da premiação e que estava decidido a retornar a Porto Velho naquela manhã.

***********

Ao saber da pretensão do Ronaldo, o procurei e pedi uma carona e antes do meio dia da terça feira de carnaval, pegamos a estrada ruma a Porto Velho.

**********

Chegamos a Porto Velho após as TRES HORAS DA TARDE e ao chegarmos no reduto do Pirarucu do Madeira fomos informados que o Bloco já estava na rua desfilando.

*********

Fomos atrás do bloco e o encontramos dobrando a esquina da Farquar com a Sete de Setembro e então desembarquei do carro e corri já pulando carnaval ao som das marchinhas do Pirarucu do Madeira.

***********

Isso até hoje festejo, por não ter perdido o desfile do Pirarucu do Madeira no carnaval de 2005.

**********

Este ano infelizmente o desfile foi suspenso em virtude da pandemia da Covid – 19.

**********

Se Deus quiser, em 2022 estaremos todos juntos brincando carnaval no bloco mais democrático de Porto Velho o PIRARUCU DO MADEIRA.

TURISMO

Setur trabalha o alinhamento das ações da retomada ao turismo em Rondônia

Lenha Fogueira com o Bloco Pirarucu do Madeira e a Setur trabalha o alinhamento das ações da retomada ao turismo em Rondônia - Gente de Opinião
O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), continua trabalhando as ações de alinhamento da retomada ao turismo em Rondônia, apesar da pandemia provocada pela Covid 19.

Com esse propósito, no último dia 05, o Superintendente Gilvan Pereira recebeu em seu gabinete a prefeita do município de Pimenteiras Valéria Garcia. Pimenteiras recebe todos os anos, grande número de turistas nacionais e estrangeiros, que pelos rios do Vale do Guaporé praticam a Pesca Esportiva. “O Rio Guaporé é local perfeito para desfrutar dos prazeres da pesca esportiva. A diversidade de peixes é uma característica marcante na região”, lembrou Gilvan.

 

VIAJA SERVIDOR

 

Outro programa que está a pleno vapor na Setur, é o “Viaja Mais Servidor”.

Neste projeto o Servidor Público Estadual tem à sua disposição ofertas de agências e operadoras de turismo, possibilitando o acesso aos meios de hospedagem, atrativos turísticos, empresas de transporte, clubes de lazer, e muito mais.

Acesse o link: https://rondoniatemtudo.ro.gov.br/ e veja quais são as empresas credenciadas ao Programa.

 

Painel do Turismo no Observatório Estadual

 

Ainda com o objetivo de realinhar as ações de retomada do turismo em Rondônia, o Superintendente Gilvan Pereira na manhã do dia 04 passado,  esteve em reunião virtual com os órgãos: Departamento Estadual de Estrada e Rodagem - DER; Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia - FAPERO; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia - FECOMÉRCIO; Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG.

Onde foi pautada a retomada das tratativas referentes ao Painel do Turismo no Observatório Estadual de Desenvolvimento Regional, que tem a intensão de gerar dados sobre o turismo no estado a serem usados como instrumento para investidores e detalhamento de informações turísticas.

 

PARCERIA COM IDEP

 

Seguindo o cronograma de reuniões, a equipe técnica da Setur se reuniu com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia - IDEP, discutindo sobre projetos que a Superintendência atuará em parceria neste ano. “O IDEP nos apresentou cursos com conteúdo voltados para o eixo do turismo, juntamente com seu investimento em unidades móveis de educação que transitará pelo estado com ofertas de curso”.

 

AJUDE RONDONIA A SER VISTA

 

A Superintendência Estadual de Turismo tem missão de promover nosso Estado, por meio do turismo e você, pode ajudar Rondônia ser vista pelo Brasil.

Caso tenha foto em algum ponto turístico de Rondônia, na hora de postar use a hashtag #VivaRondônia e compartilhe com a gente.

 




Veja também em Artigos


Momento de silêncio e Barão do Rio Branco
Paiva Netto - Artigo...


Ponte do Abunã: investimentos de R$ 150 milhões e a terceira maior ponte no país construída pelo DNIT
O norte de Rondônia e sul do Acre, assim como um naco do sul Amazonas, tiveram por séculos a travessia no rio Madeira pelo moroso, cansativo......


Adiamento de obra de hidrelétrica gera maior chororô em Machadinho e Vale do Jamari
Causa e efeito A tal “guerra de narrativas” só satisfaz aos brigões, porque gera bolhas impermeáveis ao diálogo, sem o qual é.. ...


A Ponte da Liberdade
Foi inaugurada pelo Presidente Jair Bolsonaro a ponte (1.550m) sobre o rio Madeira, na BR 364......

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM Publicidade:::

Tereré News