Rondônia, - 06:34

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Política
Governador em exercício participa de reunião do Conselho da Amazônia Legal que propõe criação de Fundo Multidoadores
O governador em exercício do Acre, Major Rocha, participou na manhã desta terça-feira...
Publicado Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021, às 15:15 | Fonte Governo do Acre 0

 
 

Neto Lucena

O governador em exercício do Acre, Major Rocha, participou na manhã desta terça-feira, 26, de uma reunião, por meio de videoconferência, com os governadores dos estados que compõem o Consórcio Interestadual Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, em que foi apresentada a proposta de criação de um Fundo de Multidoadores.

De acordo com a proposta, o fundo tem por objetivo principal a captação de recursos para investimento em projetos na Amazônia brasileira, para fomentar ações e iniciativas econômicas sustentáveis para o desenvolvimento da região.


A reunião foi presidida pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, presidente do consórcio, e contou com a participação de governadores, vice-governadores e representantes do estados que compõem a Amazônia Legal.

Major Rocha justificou a ausência do governador Gladson Cameli, que está em São Paulo viabilizando a compra de lotes de imunizantes contra a Covid-19. Em seguida, ressaltou a importância da criação do fundo, com a prática de ações importantes no desenvolvimento socioambiental e econômico, enfatizando ainda o protagonismo dos estados nessas ações. E, por fim, parabenizou a ONU pela iniciativa.


“Quero reforçar aqui que nós somos simpáticos e apoiamos essa iniciativa, com as ressalvas que foram feitas, de alinhamento com políticas públicas dos estados e, mais ainda, que nessa proposta exista de fato o protagonismo dos estados e seus governadores, e também do nosso consórcio. São pontos importantes, que têm que estar presentes nessa proposta; alinhar essas políticas públicas dando perenidade aos projetos que serão implantados. Parabenizo a iniciativa da ONU em chamar o consórcio para discutir temas que são atinentes à nossa região, a Amazônia”, disse o vice-governador.

O coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic, deu boas-vindas aos participantes, ressaltando que a reunião era para tratar das ações que possam efetivamente colaborar com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, por meio da criação do Fundo Multidoadores.

“Queremos falar sobre como podemos contribuir com os estados no desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Temos analisado e refletido como a cooperação internacional foi parceira, apoiando os estados em ações, em um passado recente. Algumas ações deram certo e outras não, e isso foi um aprendizado, então temos preparado uma proposta de multidoadores”, explicou Fabiancic.

O assessor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Haroldo Machado Filho, apresentou aos governadores e participantes a proposta de criação do Fundo Multidoadores, falando sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como pode se dar a atuação de cada estado no processo. Ao final da apresentação, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a proposta exposta e opinar sobre o assunto.

A proposta sugere ainda que o Fundo Multidoadores terá um comitê formado pelos governadores, parceiros e doadores, para administrar os recursos e canalizar os esforços para aceleração do desenvolvimento econômico na Amazônia Legal, de acordo com as estratégias prioritárias definidas pelo consórcio.

O Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal é formado pelos nove estados que compõem a Amazônia brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão




Veja também em Notícias da Amazônia


Exército acusa Folha de São Paulo e aponta várias mentiras sobre ação da Força em São Gabriel da Cachoeira
Exército acusa Folha de São Paulo e aponta várias mentiras sobre ação......


Basa lança Campanha Solidária 2021
De acordo com a Gerente de Gestão de Pessoas, Bruna Paraense, a ação pretende estimular o espírito solidário na Instituição e fomentar a atuação voluntária...


Infovia subfluvial vai levar internet ao Norte, por rios da Amazônia
No Nordeste, projeto leva internet pela rede da Chesf...


Exército apoia prisões e apreensão de armas e drogas no Amapá
Foram apreendidos R$ 104.235,00 e € 8.300,00 em espécie; 73,7 gramas de ouro; 3,5 quilogramas de maconha; 1,3 quilogramas de cocaína...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM Publicidade:::

Tereré News