Rondônia, - 10:24

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Polícia
Banpará alerta para golpes por mensagem de texto no celular
A prática é conhecida como Phishing e tenta obter informações confidenciais de clientes bancários
Publicado Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2021, às 15:27 | Fonte Governo do Pará 0

 
 

Divulgação

Um dos crimes mais recentes aplicados por criminosos é a confirmação de dados via mensagem de texto. O procedimento é simples: A vítima recebe um SMS, via celular, solicitando a regularização da conta bancária ou do cartão de crédito. Com o envio dessas informações pela vítima, o golpista pode fazer compras, fazer empréstimos e até adquirir veículos. 


O superintendente de Risco Operacional do Banco do Estado do Pará (Banpará), Abel Rodrigues, explica que essa prática é conhecida como Phishing: “É a tentativa fraudulenta de se obter informações confidenciais como nomes de usuário, telefones de confiança, senhas e detalhes de cartão de crédito, por meio de disfarce de entidade confiável e através de uma comunicação eletrônica.”

Visando o combate esse tipo de prática, o Banco do Estado do Pará (Banpará) também tem recebido investimentos na segurança do sistema e na comunicação com seus clientes: “o banco adota como meios de contato as Ligações de chamadas (registradas) e SMS, nos quais encaminhamos ou repassamos orientações aos clientes. Ressaltamos que também utilizamos nossos canais digitais, APP e Internet Banking”, explicou Abel Rodrigues. 

O Banpará atua com o Sistema Multifatorial, que garante um processo de transações ainda mais confiável, porque faz a verificação randômica dos dados cadastrais do cliente e evita o acesso de terceiros à plataforma: “Com relação à comunicação que é realizada via SMS pelo banco, sempre informamos que em hipótese alguma encaminhamos links ou solicitamos senhas ou posições/foto do Cartão Chave de Segurança". 

Ainda segundo o representante, além de garantir a confiabilidade do canal de comunicação, as mensagens enviadas pela instituição sempre serão enviadas aos clientes através do número ‘29634’, mas ele ressalta que o Banpará nunca envia e-mails. Sempre que desconfiar, ligue para o número: 0800 280 6605







Veja também em Notícias da Amazônia


Enfermeiras do Hospital de Campanha recebem as primeiras doses da vacina contra Covid-19 em Belém
Distribuição das doses da vacina para as regiões paraenses começou ainda na madrugada desta terça-feira, 19. ...


Equatorial realiza ação itinerante em Salinas e Marituba
Os moradores poderão solicitar os serviços de cadastro nas tarifas social e rural de energia elétrica. ...


Polícia Federal realiza operação de combate ao tráfico de entorpecentes em Parauapebas
Três pessoas foram presas em flagrante no momento em que recebiam 200 comprimidos de ecstasy. ...


Profissionais da saúde são vacinadas contra Covid-19 em Manaus
Cerca de 20 mil pessoas começarão a receber a primeira dose da vacina na capital. ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News