Rondônia, - 18:24

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Saúde
Mais de 830 bolsas de sangue foram coletadas em 25 de novembro, Dia do Doador de Sangue
Fundação Hemopa agradece aos voluntários que juntos vão beneficiar cerca de 3.300 pacientes na rede hospitalar pública estadual
Publicado Quinta-Feira, 26 de Novembro de 2020, às 14:19 | Fonte Governo do Pará 0

 
 

Divulgação

Mais uma vez o povo paraense mostrou o quanto é generoso. Nesta quarta-feira (25) Dia Nacional do Doador de Sangue, a Hemorrede paraense recebeu mais de 1.200 voluntários da doação em todas as 11 unidades de coleta do estado. Desses, 832 bolsas de sangue foram coletadas e vão poder beneficiar cerca de 3.300 pacientes que esperam por uma transfusão na rede hospitalar.

“É uma satisfação enorme receber este resultado, principalmente, diante de todas as dificuldades que tivemos que superar este ano. Só temos motivos para comemorar e agradecer a cada um dos doadores voluntários, servidores e colaboradores da Fundação Hemopa que torna possível a missão de salvar vidas”, ressaltou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa. 

Um dos beneficiados é Daniel Cavalcante, que é paciente do Hemopa e faz tratamento para Anemia Falciforme. De dois em dois meses, ele precisa fazer transfusão para ficar bem e continuar trabalhando como Dj, no município de Igarapé-Açu, onde mora na região do nordeste paraense.

“Sem a transfusão sinto muito cansaço, fraqueza, desânimo. Quando recebo a transfusão, é alto astral e animação. Aí o Dj Jacarezinho pode trabalhar. Quero aproveitar para incentivar a doação, porque o sangue é muito importante e tem muita gente que precisa como eu”, reconhece o paciente Daniel Cavalcante.

No Hemocentro Regional de Santarém, o Dia do Doador foi animado. Entre os voluntários, um grupo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Nós, que trabalhamos diretamente com as situações adversas no trânsito, principalmente, sabemos da real necessidade. Então nos unimos e resolvemos abraçar a causa para que esse estoque possa ajudar quem está necessitado no momento", ressaltou Maurício Magalhães, técnico de enfermagem do Samu, em Santarém.

Integrantes do grupo de ciclistas ‘Pitukinhas’, do município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, chegaram ao Hemonúcleo dispostos a aumentar a corrente do bem. “Eu já doou há mais de sete anos e vim agora com o grupo. A importância de doar é amor ao próximo. Quantas e quantas pessoas precisam deste sangue”, disse, emocionada, a fisioterapeuta Conceição Silva. 

A Fundação Hemopa observa que o sangue é insubstituível. Ele não pode ser fabricado e é a única fonte de vida para pacientes que lutam contra o câncer, anemias, hemofilia, aplasia medular, entre inúmeras doenças.

O Hemocentro explica ainda que a retirada de uma bolsa de 450ml de sangue não faz mal ao voluntário, o corpo repõe o retirado em 24 horas e não existe nenhum risco de contaminação no processo de doação. E o mais satisfatório, ressalta a Fundação Hemopa, quem doa é responsável direto por salvar vidas. 

Critérios para ser um doador de sangue:

•             Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar com o responsável);

•             Pesar acima de 50 kg;

•             Estar em boa condição de saúde;

•             Apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Sobre a Covid-19

Neste período de pandemia, também foram incluídos critérios para quem teve a Covid-19. É necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o último contato.

Serviço

Mais informações: 0800 280 8118 / (91) 3110-6500.




Veja também em Notícias da Amazônia


Banco da Amazônia disponibiliza mais de R$ 215 milhões para o microcrédito na Região Norte
Microempreendedores podem receber ajuda de crédito do Banco da Amazônia (BASA) para financiar o microcomércio informal na Amazônia Legal......


Gladson Cameli autoriza obras da nova ponte sobre o Riozinho Andirá
Serviços devem começar em 90 dias a um custo de quase R$ 900 mil, na zona rural de Porto Acre...


Eleições 2020: agenda dos candidatos a prefeito de Cuiabá nesta quinta-feira (15)
Município tem oito candidatos a prefeito. Votação acontece no dia 15 de novembro......


Agricultores de São Félix do Xingu recebem insumos e sementes para melhorar a produção
Produtores da Vila Xadá receberam da Sedap e do Ideflor-bio calcário para corrigir a acidez e melhorar a fertilidade do solo para o cultivo de produtos agrícolas......

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News