Rondônia, - 22:13

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Aeronave adaptada combate incêndio na Floresta Nacional de Carajás
Militares do Exército, da Aeronáutica e integrantes de associações e órgãos federais dão continuidade aos trabalhos de combate a focos de incêndio na área de conservação ambiental federal da Floresta Nacional de Carajás...
Publicado Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, às 17:55 | Fonte Ministério da Defesa 0

 
 

Militares do Exército, da Aeronáutica e integrantes de associações e órgãos federais dão continuidade aos trabalhos de combate a focos de incêndio na área de conservação ambiental federal da Floresta Nacional de Carajás, no sul do Pará.

Enquanto as tropas do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), do Exército, atuam em terra, militares do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, da Força Aérea, atuam a bordo da aeronave C-130 Hércules. O avião utiliza o sistema de combate a incêndio com capacidade de transportar 12 mil litros de água. O C-130 Hércules conta com equipamento de dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura de cerca de 150 pés ou 46 metros.

As Forças Armadas, em conjunto com agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, entre outros, vêm atuando no controle de mais de oito focos de queimadas. 

A Floresta Nacional de Carajás possui, aproximadamente, 400 mil hectares, abrangendo os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte. A área de conservação, com mais de um milhão de hectares, é um dos maiores complexos minerais do mundo. No local, há manejo dos recursos naturais e um parque zoobotânico. 

Resultados
Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram 33,5 mil inspeções navais e terrestres, vistorias e revistas em embarcações, das quais 884 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, foram retidos 329 veículos por irregularidades. Volume superior a 29,4 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foi confiscado, bem como apreendidas máquinas de serraria móvel, tratores, maquinário de mineração, balsas, dragas e acessórios. Até o momento, R$1.388.368.809,64 bilhão foi aplicado em multas e termos de infração. 

Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pelo Ministério da Defesa. Está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020. Em 9 de julho, a GLO foi renovada até 6 de novembro, por meio do decreto presidencial 10.421.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Norte (CCjN), Comando Conjunto Amazônia (CCjA) e Comando Conjunto Oeste (CCjO). O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB, dá suporte às ações aéreas, em caráter permanente. Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir da capital federal. Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). 

Por Tenente Tamires e Tenente Flávia, com informações dos Comandos Conjuntos
Fotos: Sargento Reginato/Divulgação Forças Armadas

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071




Veja também em NACIONAL


Condutores devem ficar atentos às alterações no Código de Trânsito Brasileiro que entram em vigor na segunda-feira, 12
O  Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), orienta a população para ficar atento as mudanças da nova lei de trânsito que entra em vigor na próxima segunda-feira (12)......


Advogado aparece tomando banho durante julgamento online no DF
Alguns segundos depois de aparecer nu, o homem pareceu notar que havia entrado na sessão e desligou a câmera... ...


Ladrões usam retroescavadeira para roubar quatro tachos com ouro de garimpo em MT
Ladrões roubaram quatro tachos com ouro de um garimpo em Poconé, a 104 km de Cuiabá......


Frente parlamentar promove debate sobre marco legal das startup
A Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital promove debate virtual às 11 horas sobre o relatório do deputado Vinicius Poit (Novo-SP) ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News