Rondônia, - 07:10

 

Você está no caderno - Porto Velho
Abnael Machado
A Praça das três caixas d'aguas - Por Abnael Machado
No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA
Publicado Terça-Feira, 7 de Julho de 2020, às 14:39 | Fonte Gente de Opinião 0

 
 

No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governador do Território Federal de Rondônia, Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, incluía por destaque e prioridade a construção  de um logradouro aprazível destinado ao usufruir dos munícipes de todas as faixas etárias e segmentos econômicos e sociais, em especial ao lazer das crianças e dos jovens adolescentes.

A praça foi construída em um espaço de tradicional atração turísticas, as Três Caixas D’aguas monumentais obras da engenharia hidráulica executadas no período de 1910 a 1912 pela empresa norte-americana Chicago Bridge Et Iron Works, contratada por Percival Farquhar presidente do consórcio empresarial Brazil Railway Co, ao qual se integrava a empresa Madeira-Mamoré Railway Co. Ltda. Na década de 1930 próximo a essas, o Capitão Aluízio Pinheiro Ferreira, primeiro superintendente brasileiro da Madeira- Mamoré mandou construir o conjunto residencial Caiari inaugurado em 1940 pelo Presidente Getúlio Dornelles Vargas em visita a cidade de Porto Velho.

O Prefeito Paiva o escolheu considerando sua privilegiada localização urbana e seus liames históricos, iniciando a instalação do bem público, concluída pelo Prefeito Sebastião Assef  Valadares. Dotaram-no de equipamentos modernos e artísticos, tais como postes de ferro de baixas estaturas encimados por candelabros obras de arte, confortáveis bancos de madeira e canteiros gramados. Era uma perola de harmoniosa beleza de deleite aos olhos e a mente.

Atualmente esta sendo depredados, seus postes arrancados, os candelabros quebrados e furtados, da mesma formam os bancos, os canteiros pisoteados transformaram-se em latrinas e formigueiros de saúvas.

Os vândalos praticantes desses atos frutos de suas irresponsabilidades, são como os porcos da parábola, os quais irracionais por desconhecerem o valor das pérolas as destroem esmagando-as com as patas e agredindo enfurecidos o seu ofertante.

Senhor Prefeito! Mais uma vês restaure a Praça das Três Caixas D’aguas, a proteja e aos incapazes de reconhecerem o bem lhes proporcionado, os mande isolar do meio social os recolhendo no devido chiqueiro.

Parábola “Não lanceis as vossas perolas aos porcos”.

Abnael Machado de Lima
Membro fundador da Academia de Letrasde Rondônia



Veja também em Porto Velho


Unidades hospitalares de Porto Velho são visitadas pelo ministro da Saúde
Em visita ao HB, o ministro da Saúde participou da inauguração de um aparelho para exames de angiografia......


Prefeito recebe deputado que destinou emenda para construir campo de futebol
Será destinado um repasse no valor de R$ 800 mil para a construção do campo na Zona Sul da capital ...


Escola de Nova Brasilândia D'Oeste recebe recurso do deputado Ismael Crispin para construção de refeitório e salas de aula
A benfeitoria na escola será realizada através de uma emenda individual do deputado de R$ 299 mil... ...


PF combate o tráfico de drogas interestadual no Acre
Operação Terminus desarticula organização criminosa responsável por enviar drogas para o Nordeste do país ...

 



PUB

 
 
 
 

Ariquemes Online