Rondônia, - 03:42

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
SAÚDE
Roraima dobra vagas em UTI após pacientes graves de coronavírus ocuparem mais da metade dos leitos
Hospital Geral de Roraima tem 10 pacientes de Covid-19 em situação grave. Estado chegou a 1.124 casos e 16 mortes causadas pelo vírus
Publicado Sexta-Feira, 8 de Maio de 2020, às 14:39 | Fonte G1 RR 0

 
 

Rede Amazônica Roraima

Coletiva de imprensa foi em uma sala na sede da Secretaria de Saúde com funcionários um ao lado do outro, contrariando recomendações da OMS

Com o avanço do contágio por coronavírus em Roraima, a Secretaria estadual de Saúde (Sesau) aumentou para 33 o número de leitos na UTI do Hospital Geral exclusivos para internar pacientes com a Covid-19 em estado grave.

Os 18 novos leitos são mais que o dobro da capacidade que o estado tinha até então para hospitalizar pacientes com a Covid-19: eram 15 leitos de UTI no total e, desses, 10 desses estão ocupados - 66% da capacidade.

Todos os leitos de UTI, conforme a Saúde, possuem respiradores pulmonares, equipamentos essenciais para que pacientes tenham melhora no quadro, ou, em situações mais complexas, consigam sobreviver.

A ampliação de leitos havia sido anunciada nessa quinta-feira (7) pela secretária adjunta da Saúde, Patrícia Renovatto.

"Temos cinco leitos disponíveis, vamos complementar e serão leitos na UTI até o final do dia de hoje", disse ela em coletiva à imprensa realizada em uma sala fechada e com aglomeração, ao contrário do que orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antes da pandemia, o Hospital Geral operava com 30 leitos de UTI. Com a confirmação de casos no estado, inicialmente, 10 desses leitos passaram a ser exclusivos para infectados com o vírus.

Depois, a Sesau instalou mais cinco leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid-19 no Pronto Atendimento Airton Rocha, unidade dentro do HGR que atendia, até então, casos de baixa e média complexidade em saúde.


Pacientes que não precisam de UTI, mas têm de ficar internados no HGR são colocados em isolamento nos blocos D e A. São 104 leitos no total: 39 no bloco D e 65 no A.

Roraima chegou a 1.124 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus e contabiliza 16 mortes, conforme divulgado pela Sesau nessa quinta. Há, ainda 49 pessoas internadas no HGR recebendo acompanhamento médico e outros oito pacientes internados na Maternidade, sendo quatro grávidas e quatro bebês. 







Veja também em Notícias da Amazônia


Mais 39 óbitos por Covid-19, 28 nas últimas 24 horas, elevam perdas humanas para 1.891 no Amazonas
Casos confirmados chegam a 33.508. FVS-AM informou que 26.742 pessoas já passaram pelo período de quarentena e se recuperaram da doença...


Calculando perdas de até 30% por causa da pandemia, governo discute hoje bases do retorno das atividades produtivas no Amazonas
O governador Wilson Lima (PSC), disse nesta segunda-feira (25/5)...


Governo do Amapá adota medidas para evitar aglomerações em supermercados
Superintendência de Vigilância em Saúde publicou nota técnica que determina procedimentos preventivos adotados para evitar a aglomeração em supermercados e atacadistas....


Procon flagra mercantil vendendo produtos com validade vencida
Ao todo 652 quilos de produtos foram retirados das prateleiras. Proprietários foram encaminhados à delegacia....

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News