Rondônia, - 03:03

 

Você está no caderno - Variedades
Variedades
Primeira leva de dados da sonda Parker, que cada vez mais se aproxima do Sol, está disponível ao público
A ousada missão da NASA de tocar o Sol está agora em seu 15º mês, com a Parker Solar Probe se aproximando cada vez mais da nossa estrela hospedeira a cada órbita que passa.
Publicado Domingo, 17 de Novembro de 2019, às 17:42 | Fonte Gizmodo 0

 
 

Concepção artística da sonda Parker. Crédito: NASA

 

A ousada missão da NASA de tocar o Sol está agora em seu 15º mês, com a Parker Solar Probe se aproximando cada vez mais da nossa estrela hospedeira a cada órbita que passa. Os dados coletados pela sonda durante seus dois primeiros sobrevôos estelares já estão disponíveis online, com a NASA tornando os arquivos “disponíveis para usuários interessados a manipularem, analisarem e plotarem da maneira que desejarem”.

Desde que a sonda foi para o espaço, em 12 de agosto de 2018, ela já concluiu três órbitas solares. Os dados coletados durante as duas primeiras órbitas estão agora acessíveis ao público, de acordo com a NASA. O acervo publicado online consistem em arquivos de dados brutos e exibições gráficas.

Isso é incrível, porque a sonda está indo para onde nenhuma espaçonave chegou antes e está acumulando informações sem precedentes. A sonda já estabeleceu o recorde de ser o objeto construído por humanos que mais se aproximou do Sol, e também é a espaçonave mais rápida já enviada para o espaço. De importância científica, a sonda está fazendo medições de dentro e ao redor da coroa — o ambiente estelar imediato ao redor do Sol. Esses dados, analisados por pesquisadores de elite ou cientistas cidadãos, podem nos contar mais sobre o Sol e como ele funciona, além de melhorar nossa capacidade de prever condições climáticas severas, como danos causados por tempestades solares.

“A divulgação desses dados ao público permitirá que eles não apenas contribuam para o sucesso da missão junto com a comunidade científica, mas também aumentem a oportunidade de novas descobertas para o próximo nível”, disse Nour Raouafi, cientista do projeto da sonda Parker, em um comunicado de imprensa da NASA.

A variedade de instrumentos de bordo especializados da Parker está medindo as características do vento solar. Os dados enviados podem ser acessados por meio de vários sites: o NASA Space Physics Data Facility, Solar Analysis Center e APL Parker Solar Probe Gateway.

Os dados incluem medições feitas pela sonda de 31 de outubro de 2018 a 12 de novembro de 2018 e 30 de março de 2019 a 19 de abril de 2019. Esses dados incluem medições feitas durante o periélio e o afélio, quando a sonda estava mais próxima e mais distante pontos do Sol ao longo de sua trajetória orbital. Durante seu primeiro e segundo periélio, por exemplo, a sonda chegou a 24,8 milhões de quilômetros do Sol. Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, chega a 46 milhões de quilômetros do Sol em seu periélio.

Então já foram ao todo três órbitas de 21 que a sonda deve ainda fazer. O quarto periélio é esperado em 29 de janeiro de 2020, momento em que a sonda chegará a 19,4 milhões de quilômetros do Sol, atingindo velocidades superioras a 109 km/s.

Eventualmente, a sonda Parker chegará a 6,4 milhões de quilômetros do Sol, num ponto em que precisará suportar enormes quantidades de calor e radiação. Isso acontecerá em 2025 e, como esperávamos de uma missão como essa, a sonda continuará a coletar dados até que ela vire churrasquinho no Sol.

 







Veja também em Variedades


Sorte ou azar? Última sexta-feira 13 do ano será de lua cheia
É um evento raro a lua cheia coincidir com a sexta-feira 13, mas este ano é a segunda vez que acontece ...


Coringa: É muito cedo para pensar numa sequência, diz Todd Phillips
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o diretor Todd Phillips comentou que ainda é muito cedo para se pensar sobre uma possível......


Nana descobre a traição de Diogo em Bom Sucesso
Resumo da novela 'Bom Sucesso' de 11 a 16 de novembro. Diogo vai sentir as consequências de suas traições...


Superesportivos e carros raros irão a leilão neste mês na Arábia Saudita
Um leilão na Arábia Saudita irá reunir diversos carros que são verdadeiros objetos de desejo, incluindo alguns raros. Organizado pela Silverstone Auctions,.....

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News