Rondônia, - 09:00

 

Você está no caderno - Variedades
Variedades
Pesquisadores criaram hologramas que você pode sentir e ouvir
Hologramas não são mais apenas um termo vagamente futurista que ajuda as startups a obter investimento ou uma maneira de trazer artistas falecidos de volta para vender mais ingressos para shows.
Publicado Domingo, 17 de Novembro de 2019, às 17:38 | Fonte Gizmodo 0

 
 

GIF: YouTube

 

Hologramas não são mais apenas um termo vagamente futurista que ajuda as startups a obter investimento ou uma maneira de trazer artistas falecidos de volta para vender mais ingressos para shows. Pesquisadores da Universidade de Sussex criaram hologramas animados em 3D que não só podem ser vistos de qualquer ângulo, mas também podem ser tocados, trazendo-nos um pequeno passo mais perto dos holodecks de Star Trek.

Os pesquisadores adotaram uma abordagem semelhante à forma pioneira de engenheiros da Universidade Brigham Young, em Utah, que usava lasers invisíveis para levitar e manipular uma pequena partícula no ar, que era iluminada com luzes RGB enquanto se movia para criar o efeito de uma imagem 3D. O que há de diferente nos hologramas da Universidade de Sussex é que, em vez de lasers, duas matrizes de transdutores ultrassônicos que geram ondas sonoras são usadas para flutuar e controlar uma pequena esfera de poliestireno leve com apenas dois milímetros de tamanho.

 

 

Como uma velha TV CRT que usava uma pistola de elétrons passando pela tela para iluminar pixels individuais mais rapidamente do que o olho humano poderia perceber que nem todos estavam brilhando ao mesmo tempo, as ondas sonoras dos transdutores ultrassônicos são manipuladas para mover a esfera em velocidades de até 30 quilômetros por hora, traçando uma forma de até 10 centímetros de diâmetro em menos de um décimo de segundo. Isso é mais rápido do que o olho humano pode ver, o que significa que o espectador só vê uma forma tridimensional completa. E por eles realmente existirem no espaço 3D, e não serem apenas uma imagem bidimensional que parece ter uma terceira dimensão enganando o cérebro através de ilusões de ótica, esses hologramas podem ser vistos de qualquer ângulo sem degradação do efeito.

A tecnologia não se limita apenas a criar um efeito legal para os olhos. Além de mover a esfera para criar contornos de formas, os transdutores também podem fazê-lo vibrar em frequências que criam ondas sonoras, particularmente aquelas que se enquadram na faixa da audição humana. Portanto, a esfera não só poderia ser manipulada para criar a imagem de um rosto falante, mas também funcionar como um pequeno alto-falante, para que o rosto falasse. Mas isso não é tudo. Os pesquisadores acreditam que poderiam dar um passo adiante para criar ondas sonoras ultrassônicas em frequências que poderiam ser sentidas como uma sensação tátil. As asas de uma borboleta em voo poderiam ser sentidas se alguém colocasse as mãos perto o suficiente do holograma.

Não são exatamente as simulações holográficas hiper-realistas que a tripulação da USS Enterprise desfrutou em seu tempo livre em Star Trek: The Next Generation – que supostamente empregava campos de força avançados e outras tecnologias que estamos longe de aperfeiçoar. Mas, como uma maneira de explorar mundos virtuais ou videogames em 3D, eu com certeza escolheria essa nova tecnologia de holograma em vez de um par de óculos de realidade virtual.

 







Veja também em Variedades


Coringa: É muito cedo para pensar numa sequência, diz Todd Phillips
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o diretor Todd Phillips comentou que ainda é muito cedo para se pensar sobre uma possível......


Com a presença de companheiros do PSG, zagueiro Marquinhos lança grife de roupas em Paris
Neymar e Thiago Silva prestigiaram o lançamento do companheiro de time e seleção ...


Nascido com um rabo na testa, cãozinho 'Narwhal' tem novo lar
Após ficar famoso na internet, o 'filhote de unicórnio' recebeu centenas de pedidos de adoção...


Cauã, Loreto e Marina têm a ver com saída de Gagliasso da Globo?
Desgaste na relação do ator com a emissora começou com escalação relâmpago para ''O Sétimo Guardião' e polêmica separação de José Loreto ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News