Rondônia, - 08:19

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Como é ser uma pessoa borderline? Entenda as características
Transtorno de personalidade acomete cerca de 1% da população e é uma das maiores causas de procura a serviços de saúde mental; veja as características
Publicado Sexta-Feira, 8 de Novembro de 2019, às 18:40 | Fonte Minha Vida 0

 
 

Divulgação/ Internet

Você já ouviu falar em Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)? Se ainda não compreende muito bem do que isso se trata, veja o caso fictício a seguir para tentar entender o que é ser uma pessoa que sofre com esse distúrbio mental.

Imagine o seguinte cenário: Denise é uma jovem universitária, de 20 anos. Ela teve uma infância e adolescência muito conturbadas. Entre os 8 e 12 anos, sofreu abuso sexual pelo tio e só contou para seus pais quando fez 18 anos. Na época, eles não acreditaram.

A família já não acreditava muito na garota por tantas mentiras contadas ao longo do ano e também pelas diversas tentativas de suicídio. Denise se cortava desde que era adolescente, para tentar aliviar um pouco o vazio que sentia no peito. Tinha outros comportamentos de risco, como abuso de álcool e relações conflituosas com seus namorados.

A dor da violência sofrida com tantos problemas que ela teve na vida ajudaram a moldar um pouco da sua personalidade. Dessa forma, uma das principais características de Denise é sua dificuldade em lidar com o ?não?, com limites e com as frustrações da vida. Eles se tornaram gatilhos para que ela tentasse se automutilar e tentasse o suicídio, e causavam graves crises de agressividade.

A garota passou a apresentar inúmeros momentos de hostilidade com as pessoas, afastando todos ao seu redor, gritando, brigando e ofendendo. Paralelamente, esse comportamento aumentou ainda mais a sua carência afetiva e sentimento de solidão.

Agora, ela tem a sensação de que nada vai lhe trazer felicidade. Sente um vazio misturado com uma tristeza desde a infância. A família diz que qualquer frustração a leva a tentar suicídio, se machucar ou mesmo desmaiar. Tem relacionamentos muito frouxos, justamente porque muita gente diz que ela é manipuladora, impulsiva, carente e depressiva.

Características da personalidade borderline
Apesar de ser hipotético, o caso de Denise consegue ilustrar o cenário de uma pessoa diagnosticada com o Transtorno de Personalidade Borderline. Assim como mostrado, o distúrbio tem como principais características:

Relacionamentos interpessoais intensos e instáveis
Comportamentos autodestrutivos repetitivos, como automutilação e tentativas de suicídio
Medo crônico de abandono
Irritabilidade e impaciência constantes
Impulsividade
Pouca tolerância à frustração
Dificuldade de adaptação social
Para se ter uma ideia, a personalidade borderline acomete cerca de 1% da população e é uma das maiores causas de procura a serviços de saúde mental. Além disso, as pessoas com esses quadros têm vários prejuízos na escola, no trabalho e na faculdade, justamente devido às relações interpessoais muito conflituosas.

Por outro lado, cerca de 95% das pessoas borderline tem remissão clínica dos sintomas em até 8 anos. Entretanto, de qualquer forma, é um quadro que traz muito sofrimento, não só para a própria pessoa, mas também para aquelas ao seu redor.

Em geral, o tratamento para essa condição é feito com psicoeducação para o paciente e seus familiares; psicoterapia individual e familiar; e uso de medicamentos para alguns sintomas associados. Portanto, caso você conheça alguém com características semelhantes, não hesite em pedir ajuda psiquiátrica e/ou psicológica.







Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Trabalhar muitas horas provoca queda de cabelo, diz estudo
A queda de cabelo pode até mesmo evoluir para calvície...


Estudo confirma: Comer um abacate por dia reduz o colesterol
Para chegar a esta conclusão, a equipe de cientistas da Universidade Estatal da Pensilvânia, nos Estados Unidos, reuniu 45 adultos com idades entre os 21 e os 70 anos e com excesso de peso ou obesidade...


Câncer de próstata pode ser causado por mutações genéticas hereditárias
Novembro azul alerta sobre os riscos e as causas de um dos tumores malignos mais incidentes entre os homens...


Cinco motivos pelos quais está sempre com fome
Não consegue parar de comer? Catarina Sofia Correia, nutricionista Clínica Tejo Saúde, Parceira Fitness Hut - Grupo VivaGym, partilhou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião que promete ajudá-lo a controlar o apetite....

 
      

2019 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2019 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (Operadora Oi - WhatsApp)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso






 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News