Rondônia, - 08:16

 

Você está no caderno - Artigos
Artigos
Concurso Samba de Quadra da escola Acadêmicos da Zona Leste + Casa Ruante realiza Sarau no próximo sábado + Lenha na Fogueira
Aconteceu ontem e já está causando comentários nas redes sociais
Publicado Sexta-Feira, 8 de Novembro de 2019, às 09:33 | Fonte Sílvio Santos 0

 
 

Divulgação/ Internet

Lenha na Fogueira

Aconteceu ontem e já está causando comentários nas redes sociais:

*************

O governo federal decidiu transferir a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo. O Decreto 10.107, publicado na edição desta quinta-feira, do Diário Oficial da União, autoriza a transferência da secretaria e também do Conselho Nacional de Política Cultural, da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura; da Comissão do Fundo Nacional de Cultura; e outras seis Secretarias.

*************

Segundo o Decreto, ficam transferidas para o Ministério do Turismo as competências de política nacional de cultura; de proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural; de regulação dos direitos autorais; de assistência ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária nas ações de regularização fundiária, para garantir a preservação da identidade cultural dos remanescentes das comunidades dos quilombos; de desenvolvimento e implementação de políticas e ações de acessibilidade cultural; e formulação e implementação de políticas, programas e ações para o desenvolvimento do setor museal.

***********

NOTA OFICIAL - Turismo e Cultura possuem pautas sinérgicas e atividades naturalmente integradas. A cultura é um dos principais atrativos turísticos do país e é responsável por grande parte da movimentação de visitantes nacionais e internacionais. O Brasil representa o 9º país em atrativos culturais do mundo, segundo Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial.

**********

O Ministério do Turismo já possui projetos conjuntos com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura e órgãos ligados à pasta, como o acordo de cooperação para a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, o programa Revive e a gestão compartilhada de patrimônios culturais e naturais.

***********

A união de esforços resultou ainda nos títulos recentemente conquistados pelo Brasil na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, com a escolha de Belo Horizonte, na Gastronomia, e Fortaleza, no Design. O Turismo e a Cultura também trabalharam juntos nas candidaturas de cidades brasileiras para títulos de patrimônios da UNESCO, como foi o caso de Ilha Grande e Paraty, no Rio de Janeiro; o Bumba Meu Boi, no Maranhão; e os parques Cânions do Sul, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o de Seridó, no Rio Grande do Norte.

***********

O trabalho do Ministério do Turismo vem alcançando importantes resultados no fortalecimento da economia nacional, sobretudo com a geração de emprego e renda para os brasileiros. Alguns exemplos:

*************

A alta na geração de emprego e renda alcançada mês a mês pelo setor ao país. Mais de 25 mil novos postos de trabalhos gerados pelo turismo no mês de julho, segundo dados da CNC. O crescimento de 3,2% das atividades turísticas no Brasil de janeiro a julho deste ano -- índice maior que a média alcançada por outros setores da economia. O aumento de 43,4% nos gastos de turistas no país, após a isenção de vistos para países estratégicos, o melhor resultado dos últimos 16 anos, com exceção do período da Copa do Mundo 2014. Mais empresas aéreas de baixo custo operando voos para o país. Mais destinos regionais atendidos.

***********

O segmento da cultura envolve ao menos 68 setores da economia, e é transversal como o do Turismo, que impacta em 53 setores. A fusão, portanto, fortalece as ações de cada área, com maior integração e ganho de eficiência – como preconiza o governo do presidente Jair Bolsonaro – impulsionando o desenvolvimento econômico e social, ampliando o acesso à cultura e ao turismo, beneficiando a população brasileira.

***********

O pessoal das setoriais de cultura em Rondônia está se perguntando, se com a transferência da Secretaria para o Ministério do Turismo o governador Coronel Marcos Rocha também vai transferir a gerencia da Sejucel para a SETUR! Será?

Concurso Samba de Quadra da escola Acadêmicos da Zona Leste 

Os sambistas de Porto Velho têm encontro marcado na tarde de sábado dia 9, na Associação Mãe Esperança na avenida Mamoré onde vai acontecer o 3º Concurso de Samba de Quadra da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste.

O concurso da Verde e Rosa a cada ano vem reunindo mais sambistas em sua disputa. Este ano os compositores contam com um atrativo interessante, já que o vencedor, além do troféu José Alkbal Sodré vai levar o valor de Mil Reais.

Até ontem à tarde, três parcerias haviam solicitado inscrição: Paulinho Cachaça, Marezinho do Engenho e Beto Cezar com o samba “A Beleza do Meu Carnaval”. Ernesto Melo com o samba “A Coroa e a Caçamba” e Toninho Tavernard com o samba “A Mais Charmosa”.

As obras serão avaliadas através de notas aplicadas aos itens: Melodia; Letra; Apresentação e História.

A festa da Caçulinha do carnaval de Porto Velho vai acontecer, a partir do meio dia de sábado 09, na Associação Mãe Esperança na avenida Mamoré, 4968 no bairro Esperança da Comunidade. Na oportunidade será servida saborosa Feijoada além da apresentação do grupo de samba/pagode da escola. Informações pelo celular 99376-7694.

MERITO CULTURAL BOLA SETE

Os sambista Sílvio Santos e Ernesto Melo, o Poeta da Cidade, serão agraciados, no próximo dia 9, às 12h30, na abertura do 3º Concurso Samba de Quadra, da Unidos da Zona Leste, com a Comenda Mérito Cultural Bola Sete (Eliezer Santos), outorgada pela Associação Cultural Rio Madeira, Fundação Serpa do Amaral, com o apoio do Programa Viva Rondônia, da Rádio Rondônia, FM 93.3, apresentado pelo Memorialista Cultural Anísio Gorayeb, o Anizinho, em ação conjunta com a Verde Rosa da Zona Leste, é claro!

Essa categoria de comenda só é entregue a artistas que tenham mais de 50 anos de efetiva contribuição cultural na cidade de Porto Velho. Sílvio e Ernesto Melo militam há décadas no mundo do samba, sendo duas expressivas figuras dessa vertente artística, com um enorme acervo de produções musicais em vários gêneros, como samba, samba-enredo, marcha-rancho, marchinhas de carnaval, samba-canção e bolero.

Mérito Marise Castiel 

Um outro sambista receberá a Comenda Mérito Cultural Professora Marise Castiel, a primeira mulher a comandar uma Escola de Samba em Porto Velho! Dona Marise era uma educadora radical. Até o desfile da Escola de Samba Pobres do Caiari ela encarava como uma tarefa pedagógica, por isso não dava moleza pra ninguém, comandava todo mundo com muito carinho, mas com muita determinação e visão cultural do que levava para avenida. Ela foi uma líder comunitária e uma carnavalesca extraordinária!

Casa Ruante realiza Sarau no próximo sábado

O Teatro Ruante vai realizar neste sábado dia 09, mais uma edição do seu Sarau. O evento vai acontecer entre as 19 e as 22 horas,  no espaço Casa Ruante à rua José Bonifácio, 1295 no bairro Olaria em Porto Velho.

O sarau é uma oportunidade para os artistas de diversas linguagens (dança, teatro, música, circo, poesia, performance etc.) apresentarem seus números, cenas, de forma livre. Os interessados em compor a programação poderão se inscrever pelo e-mail [email protected] ou na hora, no microfone aberto.

As edições anteriores foram muito ricas do ponto de vista da diversidade de programação e de público. O objetivo é repetir o sucesso anterior. "O público e os artistas tem comparecido e garantido o sucesso desse evento", garante Bruno Selleri, um dos coordenadores.

Sobre o espaço

A Casa Ruante nasceu de um desejo e necessidade do grupo em ter um lugar para ensaios, pesquisa, formação técnica e teórica, guardar material cênico e de encontro e trocas com artistas e a comunidade. É um novo espaço cultural da cidade que oferece cursos de técnicas circense, teatro, palhaço e contação de histórias. Vem também realizando alguns eventos como exposições, feiras e seu sarau.

Sobre Teatro Ruante

O Teatro Ruante, desde 2015 em Porto Velho/RO, vem contribuindo com a cena local, por meio de apresentações de seus espetáculos, por meio de suas oficinas de circo, teatro, palhaço e contação de histórias, bem como por outras ações artísticas.

O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades. Atualmente o grupo conta com cinco (5) espetáculos em repertório: Que palhaçada é Essa Aqui? (2015), Era Uma Vez João e Maria... e ainda é (2016), Histórias de Contar (2016), Cabaré  Ruante (2017) e A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe (2018), com os quais tem circulado por festivais teatrais.

Em 2019 o grupo investiu em seu espaço cultural, a Casa Ruante, onde realiza saraus, espetáculos, oficinas e cursos, encontros e debates sobre arte e cultura.

 

SERVIÇO

O QUÊ – Sarau Ruante

ONDE – Rua José Bonifácio, 1295 – Sala A - Olaria

QUANDO – 09 de novembro, das 19 às 22h

QUANTO – GRATUITO

INFORMAÇÕES – 69 98164-3332 / 99241-1921

 







Veja também em Artigos


Gilberto da Rima conta seu drama e o de sua empresa + Bolívia tem mulher daTV na presidência + Procurador geral pede exoneração
UMA HISTÓRIA TRISTE, RECHEADA DE INJUSTIÇAS. DONO DA RIMA CONTA SEU DRAMA E O DE SUA EMPRESA ...


Balé da Funcultural + Clássicos da literatura ganham versões em quadrinhos + Lenha na Fogueira
Terça feira dia 12, em duas votações, foi aprovado o Projeto de Lei que torna a Banda do Vai Quem Quer como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Rondônia...


Os Supergovernadores + Frente de Esquerda degastada + Black Friday + Melhores do ano
Os governadores dos estados com áreas amazônicas entenderam o sínodo convocado pelo Vaticano para estudar as ações religiosas na região como uma oportunidade e não um problema...


Alvará de Funcionamento na nova Lei de Liberdade Econômica
Segundo Piraci Oliveira, um dos especialistas jurídicos do SIMPI, eram poucos os empreendimentos isentos da necessidade de alvará ...

 
      

2019 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2019 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (Operadora Oi - WhatsApp)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso






 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News