Rondônia, - 02:02

 

Você está no caderno - Porto Velho
Porto Velho
Conselho Nacional do Ministério Público divulga livreto do planejamento estratégico da instituição
O livreto do Planejamento Estratégico do CNMP (PE-CNMP) para o período de 2018 a 2023 encontra-se disponível no Portal do CNMP...
Publicado Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2019, às 07:53 | Fonte Ministério Público de Rondonia 0

 
 

Divulgação/ Internet

O livreto do Planejamento Estratégico do CNMP (PE-CNMP) para o período de 2018 a 2023 encontra-se disponível no Portal do CNMP (www.cnmp.mp.br/pen). O documento contempla o mapa com 17 objetivos estratégicos, divididos em quatro perspectivas: sociedade, fortalecimento institucional do Ministério Público, processos internos, além de aprendizado e crescimento.

Além disso, para o monitoramento e acompanhamento da estratégia da instituição, o documento apresenta o detalhamento dos 36 indicadores de desempenho definidos, importantes para o estabelecimento de metas e o fornecimento de informações necessárias para o processo de tomada de decisões. Vinculados aos objetivos estratégicos, foram estabelecidos, pela Alta Administração, 35 projetos prioritários para a Casa.

A elaboração do plano (o segundo da instituição) foi conduzida pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do CNMP, que realizou benchmarking, pesquisa e estudos, de modo a buscar uma metodologia de construção que fosse legítima e de fácil aplicação. Após a definição da metodologia, o projeto foi desenvolvido em quatro fases: 1) diagnóstico institucional; 2) definição do mapa estratégico, no qual constou a revisão da missão e definição da visão, dos valores e dos objetivos estratégicos; 3) elaboração dos indicadores e metas estratégicas; e 4) elaboração do portfólio de projetos estratégicos.

A fase de diagnóstico institucional do planejamento estratégico incluiu a aplicação de questionário e roteiro de entrevistas; pesquisa de clima organizacional do CNMP; pesquisa de avaliação dos membros acerca da atuação do CNMP; e pesquisa de Imagem do Ministério Público (MP) e do CNMP perante a sociedade. Todo o levantamento que embasou o diagnóstico institucional trouxe insumos para a elaboração do mapa e dos indicadores estratégicos. Com base nesse trabalho, foram definidos a missão, a visão e os valores do CNMP. Assim, a missão do Conselho é “fortalecer, fiscalizar e aprimorar o Ministério Público, zelando pela unidade e pela autonomia funcional e administrativa, para uma atuação sustentável e socialmente efetiva”.

Conforme consta no mapa estratégico, a visão do CNMP é ser reconhecido como instituição ética, ágil e essencial à efetividade e ao fortalecimento do Ministério Público em favor da sociedade. Já os valores foram os mesmos definidos no projeto "Construir Gestão por Competências": cidadania, ética, sustentabilidade, transparência e efetividade.

Toda a metodologia e concepção da estratégia foram construídas coletivamente pelos servidores da Casa, a custo zero para o órgão, e trouxe para o CNMP a oportunidade de refletir sobre seus processos de planejamento e gestão e de se consolidar cada vez mais como uma instituição referência na temática, principalmente para o Ministério Público.

Clique aqui para acessar o livreto do PE-CNMP.

Acesse aqui para o detalhamento das fases do processo de elaboração da Estratégia.


Fonte: Ascom MPRO









Veja também em Porto Velho


Semagric reúne apicultores para discutir projeto Mel do Porto
Trata-se de mais uma iniciativa da gestão Hildon Chaves para diversificar a produção rural ...


Reunião no MP discute criação de Rede Estadual de Ouvidorias Públicas
O Ouvidor do Ministério Público do Estado de Rondônia, Promotor de Justiça Héverton Alves de Aguiar, atual presidente do Conselho Nacional......


Representantes do Geap visitam TJRO para apresentação de planos de saúde
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Walter Waltenberg, recebeu, na manhã de terça-feira, 8, a visita de representantes do Geap......


TRT da 14ª Região realizará leilão de veículos de sua frota nesta quinta, dia 10
Os veículos a serem leiloados não são provenientes de processos judiciais da Justiça do Trabalho...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News