Rondônia, - 02:02

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazônia
Quatro exposições marcam a reabertura do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém
Reabertura ocorre nesta quarta-feira (9). Espaço estava fechado desde 2016 para restauração
Publicado Terça-Feira, 8 de Outubro de 2019, às 13:03 | Fonte G1 PA 0

 
 

Foto: Divulgação / Agência Pará

Casa das 11 Janelas reabre na semana do Círio com quatro exposições.

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, onde funciona o Museu de Arte Contemporânea do Estado do Pará, em Belém, reabre nesta quarta-feira (9) com quatro exposições. Uma cerimônia marcada para às 19h será realizada no local, que estava fechado desde 2016 e foi completamente restaurado.

A Casa foi construída na metade do século XVIII pelo dono de engenho de açúcar Domingos da Costa Bacelar. Em 1768, o edifício foi vendido para o governo do estado e, após reformas feitas pelo arquiteto Antônió Landi, se tornou um hospital militar e abrigou outras atividades militares até́ o final do século XX. Em 2001, o Governo do Pará́ alienou a área para o Projeto Feliz Lusitânia. Em 2002, local ressurgiu como Casa das Onze Janelas, com perfil museológico.

Exposição


Na Sala Ruy Meira estará a exposição "Percursos na Arte Brasileira", com curadoria do Sistema Integrado de Museus e Memoriais. A mostra traça um panorama da arte brasileira, das primeiras décadas do século XX aos dias de hoje.
Já na Sala Valdir Sarubbi será aberta a exposição "Dilemas 2019", com curadoria de John Fletcher. A proposta expositiva ressalta o potencial crítico da arte sobre a realidade atual.
Na Sala Gratuliano Bibas estará a exposição "Encontro das Águas - Luiz Braga e Miguel Chikaoka", com curadoria do Sistema Integrado de Museus e Memoriais e texto de João de Jesus Paes Loureiro. A mostra apresenta um olhar sobre a Amazônia.
E na Sala Laboratório das Artes tem a exposição "Indizível". Com curadoria de Nando Lima, a mostra traz uma vídeo instalação que propõe uma experiência imersiva no universo simbólico de Andara, a Amazônia distópica de Vicente Cecim.


Restauro


Segundo o governo do estado, o espaço precisava de reparos em suas instalações, desde a elétrica e de ar condicionado. O Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio, por exemplo, foi atualizado e todos os extintores mudados de água para CO².

A Casa também possui infraestrutura para abrigar um restaurante, que precisava de adaptações para atender as novas funções gastronômicas do local. Está sendo construída ainda uma cobertura de metal e vidro que vai possibilitar o uso da varanda Guajará em períodos de chuva e sob o sol da manhã.









Veja também em Notícias da Amazônia


Suspeito de envolvimento em morte de engenheiro é preso após entrevista
Elielton Magno, que esteve em festa com Flávio Rodrigues, assassinado após noite na casa de Alejandro Valeiko, foi preso após conceder entrevista a Sikêra Jr, na TV A Crítica ...


Cirurgias eletivas são retomadas no Hospital de Rorainópolis após 7 meses
Governo diz que meta é realizar seis procedimentos por dia para diminuir a fila de espera que é de quase 500 pacientes...


Cinco zonas de Manaus devem ficar sem abastecimento de água nesta quarta (9)
Manutenção na rede elétrica deve interromper captação de água na Ponta do Ismael. Zonas Norte, Sul, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste devem ser afetadas ...


Batalhão Ambiental da Polícia Militar apreende 500 quilos ilegais de pirarucu no porto da Manaus Moderna
A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB), apreendeu, por volta das 7h deste domingo (25/08), aproximadamente 500 quilos de pescado ilegal, camuflados......

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News