Rondônia, - 11:11

 

Você está no caderno - Porto Velho
Porto Velho
Semagric reúne apicultores para discutir projeto Mel do Porto
Trata-se de mais uma iniciativa da gestão Hildon Chaves para diversificar a produção rural
Publicado Segunda-Feira, 7 de Outubro de 2019, às 08:50 | Fonte Comdecom 0

 
 

Comdecom

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Cláudio Pereira, o Luiz Cláudio da Agricultura, reuniu-se nessa semana com os dirigentes da Associação dos Apicultores e Melicultores da Amazônia, para discutir estratégias capazes de alavancar a produção de mel em Porto Velho, conforme o projeto de diversificação e fortalecimento da agricultura familiar idealizado pelo prefeito Hildon Chaves e colocado sob a responsabilidade da Semagric.

A reunião foi provocada pelo próprio Luiz Cláudio, com a finalidade de ouvir os produtores. Além do presidente, Carlos Pascoal, outros 12 integrantes da entidade estiveram presente. “Nossa intenção é firmar parceria e nesse caso precisávamos saber no que podemos ajudar”, disse, citando que o primeiro apontamento dos produtores é a organização da cadeia produtiva e incentivo para que mais pessoas sejam inseridas nessa variante de produção rural, que é bastante lucrativa e tem mercado assegurado.

Hoje, não existem informações detalhadas nem da quantidade de produtores e nem de quanto se produz em Porto Velho. A princípio, o projeto de incentivo foi batizado como Mel do Porto.

Nesse primeiro encontro os apicultores anotaram a necessidade de um terreno onde possam implantar o que chamam de “casa do mel”, uma central onde o produto será recebido e processado.

De imediato ficou acordado que a Semagric vai oferecer treinamento, capacitação e equipamentos básicos, como caixas para acomodação de enxames. Também deverá promover, nos próximos dias um encontro para exposição do potencial produtivo e dar prosseguimento ao processo de cadastramento de produtores e também daqueles que pretender obter capacitação para começar a produzir.

“Nós estamos trabalhando no sentido de criar condições para novos produtores de mel, notadamente dentro do contexto familiar, inclusive incentivando mulheres e jovens”, disse Luiz Cláudio da Agricultura.

Comdecom







Veja também em Porto Velho


Deputado Jair Montes pede mais flexibilidade na fiscalização às ações em torno da quarentena
Parlamentar afirma que punições devem ser aplicadas se por acaso for cometido um crime...


Em entrevista na rádio, Ismael Crispin aborda desafios dos gestores durante a pandemia
Parlamentar falou também do crescimento dos casos de Coronavírus no município de São Miguel...


27 de maio – Bom Dia! Rondônia
Em 1983 – Criado a 31 de janeiro de 1983, o Tribunal de Contas do Estado começa a funcionar...


Registro de Câncer de Base Populacional dará subsídio para monitoramento e ações de controle da doença em Rondônia
Instalado em Rondônia desde o final de 2017, para coletar dados de ocorrências e características de todos os novos casos de câncer...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News