Rondônia, - 18:13

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Egito vai receber de volta sarcófago de ouro roubado em 2011 e que era exibido em museu de Nova York
Peça foi levada do país, passou por uma rede de tráfico internacional, até ser comprada pelo museu. Ao saber da origem, museu colaborou com as investigações...
Publicado Sexta-Feira, 27 de Setembro de 2019, às 11:03 | Fonte G1 0

 
 

Foto: Manhattan District Attorney

Sarcófago de ouro do Nedjemankh, roubado do Egito em 2011, será devolvido ao país pelas autoridades americanas.

O Egito vai receber de volta um sarcófago de ouro, avaliado em US$ 4 milhões, que havia sido roubado do país em 2011 e foi parar em uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

As autoridades americanas propuseram a devolução quando souberam que o objeto havia sido roubado no ano da revolta contra o então presidente do Egito, Hosni Mubarak.

O sarcófago de 1,8 metro de comprimento e banhado a ouro foi montado para a múmia de Nedjemankh, um alto sacerdote do deus Heryshef.

De acordo com o site do museu, o sarcófago foi decorado com cenas e textos hieroglíficos destinados a guiar o líder religioso em sua jornada para a vida eterna.

Tráfico internacional de arte


Uma investigação conjunta feita pelas autoridades dos Estados Unidos, Egito, Alemanha e França concluiu que o sarcófago foi roubado do Egito em 2011, na região de Minya, após a Revolução Egípcia.

De acordo com o site da promotoria do distrito de Manhattan, os criminosos contrabandearam o objeto para fora do Egito e transportaram pelos Emirados Árabes Unidos, depois para a Alemanha, onde foi restaurado, e para a França, onde foi vendido ao Metropolitan Museum of Art em julho de 2017.

Nos Estados Unidos, o sarcófago foi exibido ao lado de outros 70 itens da coleção egípcia.

A exposição foi suspensa em fevereiro, quando a peça foi apreendida no museu e entregue ao procurador do distrito de Manhattan, Cyrus Vance Jr.

Segundo Vance, o grupo internacional de traficantes que comercializou a peça é responsável pela venda ilegal de centenas de outras obras de arte.

"A devolução de tesouros culturais roubados a seus países de origem está no centro de nossa missão de impedir o tráfico de antiguidades roubadas. Tenho a honra de repatriar esse artefato extraordinário de volta ao povo do Egito", disse Vance à CNN.

Novo museu no Egito
O Egito está construindo um novo museu, que deve ser aberto até o final de 2020. Lá, outro sarcófago de ouro deverá ser exibido: o do faraó Tutancâmon.

A restauração da peça começou neste ano. O sarcófago e a coleção da tumba de Tutancâmon serão as peças centrais do novo Grande Museu Egípcio, que será aberto no ano que vem próximo às Pirâmides de Gizé.







Veja também em INTERNACIONAL


20 detidos em Paris após escaramuças com pequenos grupos de ''coletes amarelos''
A principal ação surpresa dos “coletes amarelos” foi a ocupação por dezenas de pessoas dos armazéns Galerias Lafayette, que a convocação nas redes sociais classificava de “um templo do consumo”....


Grupo armado mata oito pessoas, cinco das quais soldados
Um grupo armado atacou na última noite uma aldeia do Norte de Moçambique e matou oito pessoas, cinco das quais eram soldados. Ataque faz parte de onda de violência que dura há dois anos na região....


Oposição denuncia infrações em massa nas legislativas na Bielorrússia
A oposição na Bielorrússia denunciou infrações em massa nas eleições legislativas que decorrem este domingo nesta ex-república soviética, dirigida por Alexandre Lukashenko desde 1994....


Arnaut responsabiliza Pedro Marques por atrasos no novo aeroporto
O chairman da ANA considera que o atual ministro Pedro Nuno Santos recuperou ''três anos perdidos'' e acredita que o novo aeroporto do Montijo ''vai mesmo acontecer.''...

 
      

2019 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras
© 2007 - 2019 • Ernesto & Eugenio Comunicação

E-mail: [email protected]
Fone: (69) 9 9967-8787 (Operadora Oi - WhatsApp)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Política de privacidade e uso






 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News