Rondônia, - 10:26

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazônia
Festa da Colheita do Capim Dourado chega a sua 11ª edição em Mumbuca
Espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland), o capim dourado ocorre em campos úmidos próximos a veredas do Cerrado,..
Publicado Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, às 16:44 | Fonte Portal Tocantins 0

 
 

Esequias Araújo/ Governo do Tocantins

O capim dourado que é colhido nas veredas do Jalapão é a principal fonte de renda das comunidades locais

Espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland), o capim dourado ocorre em campos úmidos próximos a veredas do Cerrado, mas as peças artesanais só se tornaram famosas a partir do trabalho das artesãs do Jalapão, em especial do povoado Mumbuca, distante 32 km de Mateiros, em pleno Parque Estadual do Jalapão.

Com o objetivo de garantir sua preservação e manejo, a colheita é permitida somente entre os meses de setembro e novembro. Para marcar o início da atividade, a Festa da Colheita do Capim Dourado, que chega a sua 11ª edição, tem programação a partir desta quarta-feira, 11, e prossegue até domingo, 15, na comunidade.

Realizada pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca, a programação terá vários momentos, entre eles: intercâmbio de visitantes com a comunidade, exibição do filme O outro fogo, de Guilherme Fagundes, roda de conversa sobre plantas medicinais, Feira Sabores Jalapoeiros, reunião sobre turismo na região, com participação de associações, prefeituras, órgãos federais e estaduais.

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) é representada pela superintendente de Turismo, Maria Antonia Valadares, e pela gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Alline Alves Santos da Silva.

“O capim dourado, que é um recurso finito, é a principal fonte de renda das comunidades da região do Jalapão, por isso apoiamos todas as ações voltadas para a sua exploração sustentável, bem como desenvolvemos projetos de qualificação dos artesãos, e de valorização e difusão do turismo na região”, explica o presidente da Adetuc, Tom Lyra, enfatizando que uma das prioridades do governador Mauro Carlesse é a melhoria na infraestrutura dos municípios do Jalapão.

Viola de Buriti

Durante a Festa da Colheita, também será realizado o I Encontro de Violeiros para a Salvaguarda da Viola de Buriti. A programação ocorre nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14, sob a organização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan) com o apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e do Governo do Estado do Tocantins.

Conforme o Iphan, o Encontro de Violeiros reunirá cerca de 30 pesquisadores, foliões, artistas populares, tocadores, artesãos, violeiros, cantores e músicos, com a intenção de propiciar o intercâmbio de saberes, discutir ações para a salvaguarda e fortalecer esse bem cultural tocantinense que ainda não está protegido.

Seleucia Fontes / Governo do Tocantins







Veja também em Notícias da Amazônia


NOTA DE PESAR – Arlindo Júnior
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa manifesta profundo pesar pelo falecimento do cantor Arlindo Júnior,.....


Turistas ficam feridos após barco virar no porto de Novo Airão
O barco fazia turismo na região de Anavilhanas e no momento que virou transportava 11 pessoas ...


Justiça decreta prisão de homem que atirou contra policial em RR
A justiça decretou neste domingo (29) a prisão preventiva de José Matheus Laranjeira da Silva, de 23 anos, por atirar contra um policial militar...


Tribunal de Contas julgará 105 processos na última sessão ordinária de 2019
Entre os processos em pauta, 36 são de recursos de revisão, reconsideração e ordinários de gestores e ex-gestores que tentam modificar decisões desfavoráveis proferidas pelo Pleno do Tribunal ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News