Rondônia, - 01:23

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazonia
Unifap recusa adesão ao programa Future-se, do Ministério da Educação
Decisão foi por unanimidade do Conselho Universitário. Proposta do MEC defende autonomia e captação de recursos próprios pelas entidades
Publicado Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, às 10:13 | Fonte G1 AP 0

 
 

Foto: John Pacheco/G1

Nota foi assinada pela reitoria da Universidade Federal do Amapá

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) se manifestou contrário a adesão da instituição ao programa Future-se, do Ministério da Educação, que prevê maior autonomia e estimula que a entidade passe a captar recursos próprios.

Em nota, a Unifap informou que a recusa foi por unanimidade e que posteriormente as razões para a decisão serão informadas à comunidade acadêmica.

"A gestão da Unifap referenda a decisão do Conselho Universitário e reafirma a disposição de continuar dialogando com a comunidade acadêmica, a sociedade, o MEC e o governo federal buscando sempre a construção de políticas que visem promover o ensino público, gratuito e de qualidade", diz trecho da nota.

Future-se
O Future-se é uma iniciativa proposta pelo MEC, com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais.

Como essas instituições sofrem com contingenciamentos e alegam que têm suas atividades prejudicadas com os bloqueios de orçamento, a solução apresentada pelo governo é firmar parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais.

Além disso, o Future-se também estimularia que as instituições captassem recursos próprios, que auxiliassem na sua manutenção.

O MEC reforça que não se trata de privatizar o ensino público, e sim de criar uma nova forma de financiá-lo. A cobrança de mensalidades em cursos de graduação, mestrado e doutorado está descartada, segundo o governo.

Por G1 AP — Macapá









Veja também em Notícias da Amazônia


DESAPARECIDO Dioney Junior Souza Coelho
A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops), solicita a colaboração de todos na divulgação da imagem do cobrador de ônibus......


Obras do Hospital Materno-Infantil de Santarém serão retomadas em 10 dias
O governador do Estado, Helder Barbalho, assinou nesta terça-feira (20), no Palácio do Governo, em Belém, a ordem de serviço para o reinício das obras do Hospital Materno-Infantil......


Unidades filantrópicas do Acre irão receber R$ 3 milhões em veículos e equipamentos
As unidades filantrópicas que ofertam serviços de proteção social básica e especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado receberam uma boa notícia na manhã......


Iapen realiza ação de atendimento nutricional no Presídio Feminino de Rio Branco
Os cuidados com a alimentação são fatores essenciais para uma boa qualidade de vida...

 


ads2507



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News