Rondônia, - 13:57

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Antes de uma operação, música pode ser tão eficaz a acalmar o doente como um medicamento
É mais um exemplo do uso da música em contexto médico, cada vez mais frequente num certo tipo de situações
Publicado Sábado, 20 de Julho de 2019, às 12:03 | Fonte Expresso - Portugal 0

 
 

DANIEL RAMALHO/GETTY IMAGES

Uma canção concebida especificamente para ser relaxante mostrou ser tão eficaz a acalmar doentes antes de uma operação como um medicamento usado para o mesmo fim. Assim conclui um estudo agora publicado no"British Medical Journal", uma revista médica de referência.

O estudo, efetuado por investigadores da Universidade da Pensilvânia sobre um universo de 157 doentes, separou dois grupos de doentes. Uns recebiam um medicamento ansiolítico chamado Midazolam, outros ouviam durante três minutos o tema Weightless, da banda britânica Marconi Union, enquanto recebiam uma anestesia local.

Os dois procedimentos mostraram ser igualmente eficazes de acalmar os doentes. Isso é importante, pois as hormonas de stresse podem afetar a recuperação, e com a música, ao contrário dos medicamentos, não há efeitos secundários.

Um dos autores do estudo explicou os resultados obtidos: "A música acende a área emocional do cérebro, o sistema de gratificações e as vias do prazer. Significa que os doentes podem estar no seu próprio mundo, sentir-se confortáveis e manterem-se plenamente em controle".

Mesmo assim, ao que parece, os doentes queixaram-se de duas coisas. Uma, que teriam preferido serem eles a escolher a música. E outra, que os auscultadores prejudicavam a comunicação, pois eram do tipo que cancela os ruídos exteriores.

LUÍS M. FARIA
 







Veja também em INTERNACIONAL


Polícia suíça acredita ter identificado dois espiões russo em Davos
Os dois homens - que apresentaram passaportes diplomáticos - diziam ser canalizadores de férias, mas o longo período em que se mantiveram num resort de luxo levantou suspeitas ...


Dez dias depois de Meghan, Harry chega ao Canadá
Harry chega ao Canadá dois dias depois de ter manifestado a ''grande tristeza'' pela forma como ele e mulher, Meghan Markle, renunciaram aos títulos de Suas Altezas Reais como parte do acordo de separação da família real britânica...


Chanceler britânico horrorizado com situação na Venezuela
Reino Unido é um dos 25 países da UE que reconheceram Guaidó como presidente encarregado da Venezuela...


Remédios já existentes podem ajudar no tratamento de câncer
Novos medicamentos para o tratamento de câncer, talvez, já estejam por aí...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News