Rondônia, - 06:45

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Aracaju é primeira capital brasileira a tornar processos públicos 100% digitais
Projeto vai informatizar todos os processos da gestão do município com o objetivo de auxiliar e agilizar o atendimento da população
Publicado Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, às 10:45 | Fonte Olhar Digital 0

 
 

 


A prefeitura de Aracaju (SE) está promovendo uma informatização completa dos serviços prestados por todos os órgãos e secretarias do Poder Executivo Municipal. Com a inovação, o município será a primeira capital do Brasil a adotar uma comunicação pública 100% digital.

O projeto, chamado AjuInteliGENTE, tem como principal objetivo inovar e melhorar a eficiência do atendimento da prefeitura à população. A medida teve início oficial nesta terça-feira, 14, e está sendo aplicada em parceria com a 1Doc, empresa de soluções tecnológicas governamentais.

A aplicação da tecnologia digital na gestão pública visa à economia de recursos financeiros, materiais e humanos e à transparência e acesso à informação para todos os cidadãos. Com a gestão totalmente digital, a comunicação dos moradores da cidade com o poder municipal poderá ser feita a qualquer hora direto de casa. A expectativa é que os mais de 650 mil habitantes de Aracaju tenham acesso a serviços mais ágeis, transparentes e eficientes.

De acordo com estimativas preliminares, a informatização de todos os processos da gestão pública municipal deve gerar uma economia de mais de R$ 190 mil por mês. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a iniciativa torna a cidade mais humana, inteligente e criativa. “O maior ganho é seu caráter democrático, uma vez que empodera os cidadãos e promove o acesso direto aos serviços da cidade. O resultado é uma Aracaju mais moderna e inteligente", observa o prefeito.

A primeira etapa de informatização dos processos da gestão de Aracaju contemplará os órgãos com maiores demandas da população. Dentre as pastas, estão a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Secretaria Municipal da Fazenda, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, além da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a Empresa Municipal de Urbanização e a Controladoria Geral do Município. 

De acordo com a secretaria de administração da cidade, estima-se que em 12 meses todas as secretárias do município estarão integradas. Memorandos, circulares, pedidos de ouvidoria, registro de protocolos e processos e liberação de alvarás serão alguns dos primeiros documentos e procedimentos digitalizados pela iniciativa, bem como a implementação de assinaturas digitais.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Telegram ganha figurinhas animadas que gastam menos dados
Você pode criar seus próprios adesivos animados e gastar menos memória e bateria no celular...


Os 10 filmes mais pirateados da semana
Confira quais foram as produções mais buscadas por usuários de sites de torrent nos últimos 7 dias!...


Flip tem aplicativo que permite assistir ao vivo a mesas de debates
Participantes poderão ver acervo de vídeos das edições anteriores ...


Mais de mil apps Android coletam dados mesmo depois de você negar
Pesquisa mostra que aplicativos coletam informações mesmo depois dos proprietários explicitamente dizerem não...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News