Rondônia, - 01:39

 

Você está no caderno - Rondônia
despesas com servidores inativos
Rondônia e Tocantins tiveram o maior aumento na folha de pagamento de servidores inativos em 2018
As despesas com inativos seguem em crescimento e correspondem a dez vezes mais que os gastos com os servidores públicos em atividade. Rondônia e Tocantins
Publicado Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, às 08:28 | Fonte Repórter Nacional - Amazônia 0

 
 

Carlos Oliveira / Ariquemes Online

Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia

O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas concluiu um levantamento sobre a folha de pagamento de 23 unidades da federação. A pesquisa revela que os gastos com pessoal tiveram um aumento real médio de 2,9% em 2018, na comparação com 2017. Esse resultado é quase três vezes superior ao crescimento de 1,1% verificado no Produto Interno Bruto no ano passado.

 

As despesas com inativos seguem em crescimento e correspondem a dez vezes mais que os gastos com os servidores públicos em atividade. Rondônia e Tocantins foram os estados que registraram maior crescimento nos gastos com inativos. Rondônia com quase 23% de aumento e o Tocantins com 17%.

 

O coordenador da pesquisa do Ipea, Cláudio Santos, lembra que não é possível reduzir esses indicadores, já que com o passar dos anos mais servidores irão se aposentar.

 

O pesquisador do Ipea acredita que Rondônia e Tocantins têm em comum o fato de serem estados mais novos, que precisaram de contratar e incorporar aos seus quadros um grande número de servidores na década de 80. São esses servidores que agora estão se aposentando e alterando a folha de pagamento dos estados.

 

Ainda de acordo com levantamento do Ipea, considerando apenas servidores ativos, 14 estados tiveram crescimento nos gastos em 2018. Lideram a lista o Ceará, com 12,79%, e o Pará com8,52% de aumento na folha de pagamento de servidores na ativa.









Veja também em Rondônia


Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA
Nova linha de contratos habitacionais terá taxas reduzidas ...


Mais de 65% dos eleitores fizeram a revisão biométrica em Jaru, RO
Mais de 26 mil eleitores já atualizaram o cadastro. Prazo termina dia 27 de setembro. ...


Concurso da Prefeitura deve ter edital publicado em 30 dias: salários variam de R$ 1 mil a quase R$ 9 mil
São oferecidas 240 vagas para a Prefeitura de Vilhena e para o Saae ...


Vilhenense vence Real Ariquemes e leva vantagem para a grande final do sub-20
O Vilhenense Esportivo Clube venceu o Real Ariquemes por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, 14, no Portal da Amazônia...

 


ads2507



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News