Rondônia, - 01:11

 

Você está no caderno - Ariquemes Online
dia de campo
Sebrae incentiva piscicultura em Rondônia
Dia de Campo é realizado em Rio Crespo pelo Sebrae Rondônia e pela Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar)
Publicado Quinta-Feira, 28 de Março de 2019, às 16:29 | Fonte da Redação 0

 
 

O galpão para guardar rações e equipamentos em uma fazenda em Rio Crespo, no interior de Rondônia, transformou-se em um grande auditório com mais de 350 participantes. São piscicultores e estudantes em busca de informações da quarta edição do Dia de Campo, projeto promovido pelo Sebrae em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar).

 

O evento foi realizado no dia 22 de março e transformou-se em um grande fórum de discussão da cadeia produtiva. Lideranças do setor aquícola, do governo do estado e de entidades ligadas ao fomento da economia também participaram do Dia de Campo.

 

O superintende do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, explicou que a instituição incentiva a entrada de pequenos produtos neste setor e que os bons resultados da cadeia produtiva do peixe acabam gerando impacto direto em outros setores da economia. “Temos o pagamento de salários dos trabalhadores envolvidos neste segmento, temos o dinheiro que movimenta outros setores da economia, como o transporte. Tudo isso pode ser potencializado por meio dos pequenos produtores, que devidamente capacitados, podem obter bons resultados”, destaca.

 

Para o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, o encontro foi uma oportunidade para troca de experiências. “Além dos palestrantes, temos a oportunidade de conversar com outros piscicultores e trocar experiências de compra de insumos, de procedimentos. Isso é muito importante”, destaca Farina.

 

O analista técnico do Sebrae Denis Farias destaca o incentivo aos pequenos produtores rurais para a criação de peixe. “Essa é uma cadeia produtiva relativamente nova em Rondônia. No  Projeto de Piscicultura do Sebrae, estamos trabalhando a capacitação desses produtores, por meio da gestão empresarial, para que eles transformem seus sítios em empreendimentos rurais, diversificando suas culturas produtivas, gerando mais renda e emprego.”, argumenta Farias.

 

Um dos palestrantes do Dia de Campo foi o engenheiro agrônomo Eduardo Ono, presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Ele destacou o potencial de crescimento da piscicultura de Rondônia. “Neste evento a gente percebe o alinhamento do setor produtivo, do governo e das entidades de fomento à economia. Somado a este cenário temos as condições favoráveis para a criação de peixe. Essa, com certeza, é a fórmula do sucesso”, finaliza Ono.

 









Veja também em Ariquemes Online


Lar Fraterno da Terceira Idade recebe apoio da Prefeitura de Ariquemes
...


Centro de Convivência Idade Viva promove festa arraial para os idosos
A noite de quinta-feira (05), foi animada no Centro de Convivência Idade Viva! ...


Obras de pavimentação asfáltica são concluídas na Avenida Candeias
Orçada em mais de 11 milhões de reais, oriundos de um financiamento contratado em 2015 com a Caixa Econômica Federal...


ARIQUEMES: lançamento oficial do Leilão Direito de Viver é domingo na APA
Diferente de outros anos, os recursos arrecadados nos leilões, em prol do HCB, realizados em Rondônia, serão investidos na implantação de serviços no Estado...

 


ads2507



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News