Rondônia, - 17:19

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
roraima
Incêndios florestais: Amajari queima com o fogo
Tomado pelo fogo, Roraima já registrou 2.690 focos de calor este ano.
Publicado Segunda-Feira, 25 de Março de 2019, às 07:23 | Fonte G1-RR 0

 
 

Divulgação

Prefeitura de Amajari, Norte de RR, decreta situação de emergência devido aos incêndios florestais — Foto: Defesa Civil/

Tomado pelo fogo, Roraima já registrou 2.690 focos de calor este ano. Famílias que sobrevivem da agricultura perderam plantações e animais foram carbonizados.

 

A prefeitura de Amajari, no Norte de Roraima, decretou neste sábado (23) situação de emergência por 90 dias em razão do alto número de incêndios florestais registrados no município, distante 150 Km de Boa Vista.

O clima seco e a forte estiagem na região deixou o município em situação de alerta para os focos de calor. Mais de 2 mil famílias que sobrevivem da agricultura perderam plantações, pastos e açudes de criação de peixes, estimou a prefeita Vera Lúcia (PSC).

“Com esse decreto queremos pedir ajuda dos governos estadual e federal. Nossa população está sofrendo com as queimadas e o município não tem mais condições de enfrentar este problema sozinho. Precisamos de mais pessoal de combate a incêndios, carros-pipa e até recursos em dinheiro”, justifica.
O fogo também já destruiu pontes e houve registros de animais silvestres que morreram carbonizados. “O município está tomado pelo fogo”, resume o diretor executivo da Defesa Civil do estado, coronel Cleudiomar Ferreira, que acompanha a situação.

Desde 5 de fevereiro Amajri registra diariamente incêndios florestais. Uma das regiões mais afetadas é a Serra do Tepequém, um dos destinos mais procurados por quem busca turismo ecológico e de aventura em Roraima.

Aproximadamente 20 pessoas vinculadas ao Corpo de Bombeiros do estado e da Defesa Civil atuam na região.


“Já gastamos ao menos R$ 15 mil com essas equipes, entre combustível para deslocamento, carros e alimentação. Isso é um valor alto para o município que não tem de onde tirar”, afirmou a chefe da Defesa Civil de Amajari, Chaguinha Soares.

Agora com o decreto, a prefeitura de Amajari vai elaborar um relatório detalhado com os prejuízos causados pelo fogo. O documento servirá de base para a destinação da ajuda necessária em cada setor.

Em Roraima, de janeiro até o dia 21 de março foram registrados 2.690 focos de calor. O número já é quase o dobro do registrado no mesmo período de 2018, quando foram identificados 1.407 focos.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Região Norte


Secretaria da Agricultura reúne vendedores ambulantes para orientação sobre normas na Agrotins 2019
O objetivo é orientar os comerciantes sobre como serão os trabalhos realizados pela Seagro e Vigilância Sanitária Municipal......


Sefaz-AM implanta Conta Única
...


Ceforr oferece curso de formação a distância
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da atuação dos profissionais da educação, o Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), está com inscrições abertas para cursos do programa “Formação pela Escola ...


Operação Respeitabilidade prende quatro pessoas no Bujari
Com o objetivo de manter a paz e a ordem, retirando do meio social pessoas ligadas a organizações criminosas, foi desencadeada na manhã desta segunda-feira, 26, a Operação Respeitabilidade. ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News