Rondônia, - 09:41

 

Você está no caderno - Notícias da Justiça e do Direito
combate a corrupção
Especialistas no combate à sonegação fiscal palestram e trocam experiências no MP-AM
A solenidade de abertura do evento foi no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. A cerimônia foi presidida pela Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque.
Publicado Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2018, às 17:49 | Fonte da Redação 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=357885&codDep=35" data-text="Especialistas no combate à sonegação fiscal palestram e trocam experiências no MP-AM

  
 
 

Divulgação

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) iniciou nesta quinta-feira, 06 de dezembro, o Seminário “Crimes contra a ordem tributária, estratégias e rotinas de combate à sonegação fiscal”.
Realizado pelo Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), o Seminário visa a ampliar e difundir o conhecimento sobre o combate aos crimes contra a ordem tributária e conexos com o objetivo de melhorar a expertise na apuração criminal e consequente persecução judicial.


A solenidade de abertura do evento foi no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. A cerimônia foi presidida pela Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque. “Penso que esse tema precisa ser enfrentado de forma coletiva para que os resultados sejam efetivos, como espera a sociedade. Na medida em que a sonegação, a fraude tributária se dá, perde a população, pois o recurso que deveria ser direcionado para políticas públicas, para o bem da sociedade, em áreas como educação, saúde, meio ambiente, entre outros, esses recursos acabam não chegando aos cofres públicos, então é muito importante esse momento para trocarmos experiências, temos aqui importantes operadores do direito, técnicos da área, e não tenho dúvida que vão conseguir resultados positivos com o Ministério público que inicia o trabalho através do CIRA (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos)”, afirmou a PGJ.


Compuseram a mesa de autoridades a Corregedora-Geral, Jussara Maria Pordeus e Silva, o coordenador do Ceaf, Promotor de Justiça André Seffair, o Promotor de Justiça Daniel Leite, o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, o representante da Sefaz, José Ricardo Castro, o representante da Semef, Armando Simões da Silva, e a Procuradora do Estado, Ana Karina.


O público é formado por membros e servidores do MP-AM, além de autoridades e técnicos de instituições convidadas. A ideia também é o estudo sobre os incentivos fiscais concedidos na Zona Franca de Manaus e rotinas administrativas dos órgãos de fiscalização (SEFAZ e SEMEF), essenciais para compreensão do funcionamento dos fiscos estadual e municipal e o combate à sonegação fiscal.  Durante a programação, foi apresentado o que é o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos - CIRA/AM e o objetivo de sua criação pelo Estado do Amazonas.

 

20181206 100856

“A gente já tem o CIRA formalmente implantado por decreto do governador no ano de 2017. A integração efetiva dos órgãos já é realizada, porém de forma lenta, mas essas dificuldades estão sendo vencidas principalmente com esclarecimento dentro da própria legislação e o dever de cada servidor de passar a informação sobre práticas de crimes ao Ministério Público. Essa é também uma das finalidades desse seminário, propiciar principalmente aos auditores-fiscais e aos procuradores fazendários, subsídios e tranquilidade acerca da rotina que deve ser adotada para o encaminhamento dessas notícias ao Ministério Público, a fim de que possa agir nesses casos”, informou o Promotor de Justiça Daniel Leite, o primeiro palestrante do Seminário e integrante do CIRA/AM.

 

Experiência Exitosa


O Seminário também reúne membros de outros Ministérios Públicos do país que atuam no combate à sonegação fiscal e já colhem resultados práticos do esforço concentrado entre as instituições para recuperação de ativos. É o caso do Ministério Público do Estado da Paraíba, que já conta com o CIRA trabalhando em conjunto com vários órgãos harmoniosamente.

Para a Promotora de Justiça Renata Luz, esse é o caminho para obter se obter melhor eficiência no combate aos crimes tributários. “Hoje a gente funciona no prédio do Ministério Público, onde a inteligência fiscal e a inteligência da fazenda estão sediadas também, então esse trabalho é muito unido, fazemos parte de uma rede. hoje a gente trabalha com índice de recuperação de ativos em torno de 3% que, embora possa parecer pequeno, mas a estrutura do estado arrecada menos de 1% dos valores descritos como dívidas ativas, então com essa atuação o número saiu de menos de 1% para 3%, um aumento muito significativo”, afirmou a Promotora.

 

20181206-093818 Video Player

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Estado do Amazonas








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Justiça e do Direito


TSE suspende Eleição Suplementar de Rolim de Moura (RO)
O pleito de Pimenta Bueno (RO) acontecerá normalmente no dia 9 de dezembro, conforme o calendário do TRE-RO...


Procurador-Geral de Justiça recebe a visita do governador eleito do Estado de Rondônia
O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Airton Pedro Marin Filho, recebeu a visita do governador eleito do Estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha, na manhã desta terça-feira, 20 de novembro, no edifício-sede do ...


Seminário sobre o Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU tem inscrições abertas
Estão abertas para o público geral, até o próximo dia 20, as inscrições gratuitas para o seminário acadêmico “O Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU”, que será realizado pelo mestrado profissional interdisciplinar em Direitos Humanos e...


TCE-RO altera data e faz no dia 10/12 evento para premiar portais de transparência pública
Será no dia 10/12, às 8h30, e não mais no dia 11/12, o evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, em seu auditório, em Porto Velho, para concessão do Certificado de Qualidade em Transparência Pública, assim como de selo digital para afixaç...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News