Rondônia, - 21:59

 

Você está no caderno - Artigos
Escolas de samba começaram a marcar seus eventos
Escolas de samba começaram a marcar seus eventos
Depois que a prefeitura de Porto Velho divulgou a programação oficial do carnaval 2019, as escolas de samba se acordaram e começaram a..
Publicado Sábado, 17 de Novembro de 2018, às 09:52 | Fonte Silvio Santos - Zé Katraka 0

 
 

 

Depois que a prefeitura de Porto Velho divulgou a programação oficial do carnaval 2019, as escolas de samba se acordaram e começaram a marcar seus eventos.

*********

Exemplo é o GRES Acadêmicos da Zona Leste, que vai realizar o lançamento do seu samba enredo, no próximo dia 30, com a presença do interprete de samba enredo Siganerey que já foi da Estação Primeira de Mangueira do Rio de Janeiro.

**********

E tem mais, o sambista carioca é o autor do samba enredo da escola da Zona Leste. Por sinal, tive o privilégio de ouvir a gravação e posso garantir, que a obra é muito boa. Vai dar trabalho para Asfaltão, São João Batista e Império do Samba.

*********

Vale lembrar que uma das quatro escolas de samba consideradas grandes, vai cair para o Grupo de Acesso e quem cair, vai amargar a segunda divisão no carnaval de 2020. Por isso, a disputa no próximo ano não será fácil.

*********

A disputa entre as escolas de samba do Grupo de Acesso também não vai ser fácil, basta lembrar, que a famosa e respeitadíssima Escola de Samba Os Diplomatas está lá e vai fazer de tudo para retornar ao grupo especial.

*********

A grande concorrente da Diplomatas no Grupo de Acesso é a Escola de Samba Acadêmicos do Armário Grande que agora, tem como presidente o Antonio Chagas Campo o popular Cabeleira. Vamos ver quem tem pano nas mangas para convencer os jurados.

*********

Mudando de pau pra cacete, sem sair do lugar.

*********

A Semana da Consciência Negra em Rondônia este ano, está sendo comemorada através de atividades promovidas por várias entidades, entre elas a UNIR, Sintero e o Sinapír e pela primeira vez a programação, não está acontecendo apenas em Porto Velho, é em várias cidades de Rondônia.

*********

O principal eixo da programação 2018, é a comemoração do Centenário de Nelson Madela. Até bem pouco tempo, as comemorações pela memória de Zumbi em Porto Velho, se resumia a participação das chamadas religiões de Matrizes Africanas em especial o pessoal da Umbanda e Candomblé. Que de cima de um carro de som cantavam “Pontos”, estilo de música cantada nos terreiros, parecia até que em Rondônia todos os negros eram praticantes desse estilo de religião.

**********

Quero deixar bem claro, que não sou contra as religiões de matrizes africanas, muito pelo contrário, freqüento terreiros desde os tempos da Mãe Esperança Rita e Seu Albertino no Terreiro de Santa Bárbara e do Batuque de São Sebastião do Pai Celso, freqüentei e muito o Batuque Samburucu da dona Chica Macaxeira.

*********

No tempo da Mãe Esperança, Chica Macaxeira, Celson, Albertino e Mãe Eunice a maioria dos que “Baiavam” (dançavam), nos terreiros eram NEGROS e NEGRAS. De uns tempos pra cá, “elitizaram” os batuques e o que se ver nos dias de hoje, são pessoas da alta sociedade como empresários e intelectuais dançando nos Congás. Legal, só que essas pessoas têm um estilo de vida muito equilibrado, ao contrário dos que Baiavam até os anos Setenta.

*********

Tivemos a Accunera que até bem pouco tempo, reunia integrantes da maioria dos terreiros de Porto Velho e promovia às festividades alusivas a memória de Zumbi dos Palmares. Não sei se acabou ou mudou de nome, só sei que estou com saudade!

*********

Este ano, as entidades não conseguiram apoio financeiro dos governos estadual e municipal e por isso a programação foi assumida por entidades de classe, como Sindicatos no caso do Sintero e educacional no caso da UNIR e também do Conselho.

********

Bacana mesmo era quando o Movimento Cabeça de Negro comandava toda a programação. Bubu, Dada, Maracanã, Neguinho Orlando, Júnior e tantos outros não mediam esforço, para nos proporcionar uma programação cultural muito rica. Axé!

 







Veja também em Artigos


O caldeirão de Brasília + Mesa de negociações + Melhor ano de Hildon + Redução salarial
Antes mesmo de assumir, o ministro Paulo Guedes estava disposto a pôr abaixo a Zona Franca de Manaus...


O Dia da Caça + Nossos prefeitos + A desmoralização do PSL + As conversações políticas
Se não fosse por um acidente em que fraturou o quadril, poucos saberiam que o então rei Juan Carlos I da Espanha gostava de caçar elefantes em Botsuana,.....


Empreendedores têm receita para fazer estado e país crescerem + Aliança: quem vai mandar em Rondônia? + Custo da energia: Sebrae entra na briga
MAIS VALORIZAÇÃO, MENOS BUROCRACIA: EMPREENDEDORES TÊM RECEITA PARA FAZER ESTADO E PAÍS CRESCEREM ...


Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra na ALE + Lenha na Fogueira
A sessão solene que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE reuniu não apenas integrantes dos Movimentos Negros da capital...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News